quinta-feira, 7 de setembro de 2017

asplênios

Asplenium nidus (asplênios):

 
Essas plantas são samambaias bem diferentes. Suas folhas são inteiriças, longas, verdes claras e muito brilhantes. Elas adoram locais semi-sombreados e temperaturas entre 18 e 26ºC. Gostam também que seu substrato seja mantido úmido, mas não encharcado. Se o local onde elas estiverem for muito seco, borrife água em suas folhas, principalmente nos dias mais quentes.
Substrato ideal: 2 partes de composto orgânico, 1 parte de terra comum e 1 parte de areia. Você pode acrescentar ainda 2 colheres de sopa de farinha de osso e 1 colher de chá de carvão vegetal triturado para cada 3 litros do substrato acima.
Saiba o que fazer se o seu asplênio apresentar:
  • Folhas pálidas: podem ocorrer por falta de adubado ou excesso de luminosidade. Adube sua planta a cada 6 meses e mude-a para um local mais sombreado.
  • Folhas com manchinhas amareladas; pontos arredondados, escuros, no verso das folhas: são as cochonilhas de carapaça que provavelmente estão sugando a seiva da sua planta. Se a infestação for pequena, elimine-as uma a uma, utilizando uma escova de dentes molhada com álcool. Se não, aplique óleo de neen. Lembre-se de aplicar o óleo de neen no final da tarde.
  • Bordas amarronzadas e folhas murchas: sua planta deve estar com excesso de calor. Mude-a para um local mais fresco e borrife água em suas folhas para melhorar a umidade.
  • Folhas opacas e sem brilho: provavelmente sua planta está com falta de água ou está num local com pouco ventilação. Mude-o para um local mais arejado e se o substrato estiver muito seco, regue com mais frequência.
  • Manchas marrons nas pontas das folhas: normalmente são provocadas por temperaturas frias. Mude seu asplênio para um local mais quente, longe de correntes de ar.

renda-portuguesa

Davallia fejeensis (renda-portuguesa):

 
Conforme a renda-portuguesa vai se desenvolvendo, ela vai produzindo rizomas (aquelas raízes peludas) que se enrolam ou saem para fora dos vasos. Esses rizomas têm a capacidade de reproduzir uma nova planta através das gemas (os pontinhos pretos que se destacam no rizoma).
Quando fazer: observe se os rizomas estão saindo para fora do vaso e se estão com uma cor mais escura. E também se a sua planta já adquiriu o tamanho desejado. Se ela ainda estiver pequena, aguarde mais um pouco e faça a multiplicação na próxima estação. Não faça a multiplicação no inverno, época em que as plantas entram em repouso vegetal.
Como fazer:
1. Prepare um vaso com: 2 partes de composto orgânico, 1 parte de areia (areia de construção, lavada) e 1 parte de terra.
2. Puxe com cuidado o rizoma para longe do vaso e com uma tesoura bem afiada corte um pedaço de uns 15 cm de comprimento. Repita a operação algumas vezes até obter uns 6 pedaços de rizoma. Observe os pedaços de rizoma cortados. Eles devem ter pelo menos 6 gemas (pontinhos pretos) para que a nova planta se forme.
3. Plante os rizomas cortados obliquamente (45º) no vaso preparado, enterrando-as até a metade de seu comprimento.
4. Deixe o novo vaso num local claro e úmido. Regue com moderação diariamente, até as mudas pegarem. Você saberá que elas pegaram quando aparecerem os primeiros brotos!

sábado, 2 de setembro de 2017

plantas que podem sobreviver até em ambientes escuros

1 – Clorofito (Chlorophytum comosum)

É uma planta herbácea pequena, nativa da África do Sul, mas muito comum no Brasil. Por aqui, ela também é conhecida como gravatinha e paulistinha. Essa planta pode permanecer sem luz solar durante um longo período de tempo, e também pode ser utilizada tanto em ambientes externos como internos.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-1

2 – Aglaonema

Essa planta é muito comum em florestas tropicais de Bangladesh, Filipinas e China, e é uma das melhores plantas para ambientes que não têm tanta luz. A Aglaonema possui cerca de 50 variações com características diferentes, na folhagem e na estrutura, e é muito cultivada dentro das casas.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-2

3 – Calatheas

Existem aproximadamente 25 espécies de Calatheas, que são oriundas da América. São muito utilizadas como plantas ornamentais de interiores, devido a sua beleza, sendo ótimas para decorar a casa. Essas plantas necessitam de um espaço mais escurecido, pois não se dão muito bem com a luz solar.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-3

4 – Dumb canes (Dieffenbachia)

É uma planta de origem tropical pertencente à família das Araceae. É mais popular na decoração de interiores, pois tolera bem ambientes com pouca luz e é muito bonita para colocar nos cantinhos da casa. Pode sobreviver em lugares com baixa luminosidade e elevada secura do ar.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-4

5 – Samambaia

As samambaias são plantas muito comuns aqui no Brasil, sendo cultivadas tanto dentro de casa como no jardim. Elas são muito resistentes e não exigem tantos cuidados, mas é importante colocar a samambaia em um local onde não bata o sol forte.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-5

6 – Dragon tree

Essa planta é ótima para ambientes internos e necessita de poucos cuidados. Não é recomendado criá-la em ambientes onde há muito sol, pois ela precisa de locais com sombra para sobreviver.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-6

7 – Espada-de-são-jorge

De origem africana, é muito popular aqui no Brasil. Muitas pessoas acreditam que essa planta é uma proteção contra a inveja e o mau olhado, e colocam ela na porta de casa para espantar essas energias ruins. É uma ótima planta para se ter em casa, pois a espécie ajuda também a purificar o ar, filtrando os poluentes.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-7

8 -Lírio-da-paz (Spathiphyllum)

Spathiphyllum, ou Lírio-da-paz, é uma planta pertencente à família Araceae. É muito cultivada dentro das residências e em escritórios, por causa de sua beleza e da baixa exigência de luz e cuidados, mas nada impede que ela seja utilizada em ambientes externos também.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-8

9 – Neoregelia

São bromélias com folhas largas, encontradas no Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Suas folhagens possuem uma beleza única, e são ótimas para enfeitar a residência. Essa planta vive melhor em lugares úmidos e cresce bem em lugares com sombra ou iluminação artificial.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-9

10 – Philodendron cordatum

Essa planta, pertencente à família Araceae, cresce ao longo da costa sudeste do Brasil, em São Paulo e Rio de janeiro. É famosa por seu formato de coração, possuindo também um pequeno teor de toxicidade.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-10

11 – Soleirolia (Lágrimas-de-bebê)

Soleirolia é uma espécie de planta pertencente à família Urticaceae. Esta espécie é nativa da Itália e regiões vizinhas, mas foi introduzida e cultivada em todo mundo como planta ornamental. Ela pode ser mantida em ambientes internos com pouca luz.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-11

12 – Aspidistra elatior

Essa planta de folhas grandes e muito bonitas, demora a crescer, e pode ser cultivada à meia sombra, pois quando exposta ao sol, costuma apresentar queimadura nas folhas.
plantas-que-podem-sobreviver-ao-canto-mais-escuro-12

Fonte: Bright Side