sexta-feira, 26 de junho de 2015

Como Plantar Melancia

Como Plantar Melancia Em 7 Passos


Conhecendo a melancia

A melancia tem sua origem na África, possivelmente no deserto de Kalahari. Hieróglifos encontrados em construções egípcias de 3000 a.C. dão conta de colheitas feitas ao longo do rio Nilo. A fruta era colocada nos sarcófagos dos faraós para servirem de alimento na vida após a morte.
Do Egito a melancia se espalhou pelos países do Mediterrâneo, sendo levada à China por volta do século 10 e tornando-se bastante popular entre os chineses, maiores produtores e consumidores da fruta atualmente. Na época da expansão do islamismo, espalhou-se pela Europa e foi trazida à América pelos escravos.
Nas Américas os grandes produtores são os Estados Unidos (que hoje tem a quarta produção mundial) e o Brasil, principalmente em São Paulo, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul.
O nome científico da melancia é Citrullus lanatus, pertencente à família Cucurbitaceae, que também produz pepinos, abóboras e chuchus, sendo uma erva rastejante e também trepadeira. Existem mais de 300 variedades da fruta, sendo pelo menos 50 as mais conhecidas, embora o consumo humano seja restrito a 5 delas, tanto pelo sabor mais doce quanto pela coloração.
Por ser uma fruta refrescante, com cerca de 90% de água em sua composição, a melancia é considerada a “fruta do verão”. Sua composição é rica em vitaminas A, B e C, além de minerais (ferro, fósforo e cálcio), com propriedades antioxidantes e diuréticas, fornecendo elementos essenciais ao organismo.
A melancia também contém grande quantidade de licopeno, que evita problemas cardiovasculares e ataca os radicais livres. Seu consumo constante torna a pele firme, com mais elasticidade, sendo excelente também como preventivo a doenças do pâncreas, cólon, próstata e pulmão.
Com propriedades diuréticas e depurativas, o suco da melancia ou seu consumo in natura ajuda a eliminar substâncias nocivas ao organismo, sendo também indicada para quem sofre de cálculos renais, ácido úrico e hipertensão, além de ser um calmante natural.

Variedades de melancia

Aprenda Plantar Melancia
Os tipos mais consumidos de melancia são:
  • Top Gun e Crimson Sweet, com semente, sendo a Top Gun mais avermelhada;
  • Sem semente;
  • Melancia baby (mini);
  • Kodama, de cor amarela.
Melancias sem semente foram desenvolvidas por cruzamento, utilizando o pólen macho com a flor fêmea, não havendo fertilidade em suas sementículas brancas, que podem ser consumidas normalmente.

Como Plantar Melancia em 7 Simples Passos

Plantando Melancia

Passo 1 – Condições climáticas:

  • O clima ideal para o cultivo de melancia é o quente, entre 20 e 34°, também podendo ser feito em estufas, se em regiões de clima frio. Condições de baixa umidade do ar fazem com que haja produção de frutos mais doces.

Passo 2 – Solo:

  • Solos arenosos são os mais indicados para a produção de melancia, mas devem ser ricos em matéria orgânica, fértil, bem drenado e com suficiente disponibilidade de nitrogênio, devendo o pH ficar entre 6 e 6,8.

Passo 3 – Período de plantio:

  • Em regiões frias a melancia deve ser plantada em agosto, através de sementes, diretamente em seu lugar definitivo. Nas regiões mais quentes pode ser plantada em qualquer época do ano. Também podem ser feitas mudas que devem ser transplantas com 10 a 15cm de altura, em covas de 30 a 40cm com solo já adubado e recolocado, com até 6 sementes por cova, eliminando-se as mas fracas e deixando 2 ou 3 para desenvolvimento. O espaçamento entre covas, para produção comercial, deve ser de até 3m.

Passo 4 – Tratos culturais:

  • A produção de melancia exige somente sol, água e insetos polinizadores. Se não for notada a presença de abelhas a polinização deve ser feita manualmente, com um pincel suave, passando-o pelas flores masculinas e pelas femininas (as flores masculinas nascem antes que as femininas e estas possuem o ovário, um pequeno bulbo que vai se tornar a fruta após o desenvolvimento). Nas produções comerciais geralmente se introduz colmeias na floração. A polinização também é obrigatória na variedade sem sementes.

Passo 5 – Irrigação e adubação:

  • Durante a fase de crescimento o solo deve ser mantido úmido, devendo-se diminuir durante a maturação dos frutos. O solo deve ser mantido adubado, procedendo-se o acréscimo de matéria orgânica se necessário.

Passo 6 – Pragas e doenças:

  • Para se evitar doenças nos frutos é ideal colocar uma cama de palha ou qualquer outro material que evite o contato direto dos frutos com o solo. Os frutos devem ser virados em intervalos regulares de dias, fazendo com que tenham uma aparência externa mais atraente e uniforme. Frutos mal formados devem ser eliminados da plantação.

Passo 7 – Colheita:

  • A melancia começa a ser produzida pela planta em 60 dias e pode ser colhida entre 90 e 110 dias, dependendo das condições ambientais e do desenvolvimento. As frutas maduras apresentam um som oco quando batidas com os nós dos dedos. O ponto ideal para a colheita deve ser quando ela se apresentar madura. Precisam ser colhidas manualmente, com cuidado para não machucar a casca, já que possuem uma casca não tão firme quanto aparenta, podendo prejudicar sua comercialização.