segunda-feira, 8 de junho de 2015

Sabugueiro

https://ervasnaturais.files.wordpress.com/2011/04/sabugueiro.jpg
NOME CIENTÍFICO: Sambucus australis Chamisso e Schechltendal

FAMÍLIA BOTÂNICA: Caprifoliaceae

SINONÍMIA: Acapora, sabugueiro-do-rio-grande, sabugo-negro, sabugueirinho.

HABITAT
Espécie autóctone, originária do sul do Brasil. Ocorre espontaneamente em orlas ou clareiras de matas, em capoeiras ou vegetação secundária.

FITOLOGIA
Planta arbustiva ou arvoreta,  perene, ramificada, com cerca de 4 a 6m de altura, em média, mas que pode atingir até 10m de altura e diâmetro na base do caule de 10 a 25cm (331). Folhas compostas, alternas, pinatífidas, glabras, apresentando 7 a 13 folíolos ovado-acuminados e denteados. As flores são alvas, aromáticas, dispostas em umbelas paniculadas. O gineceu é composto por 5 lóculos. O fruto é uma baga de coloração roxa, quando matura.

CLIMA
É de clima subtropical à temperado ameno. É heliófita e higrófita.

SOLO
Prefere solos profundos, bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica.

AGROLOGIA
  • Espaçamento: 3 x 3m.
  • Propagação: sementes e estacas de ramos. Semear em saquinhos plásticos perfurados, com capacidade de 300 a 400ml, contendo substrato organo-mineral. As estacas podem ser enraizadas em areia ou vermiculita, mantidas sempre úmidas.
  • Plantio:  outono, primavera e verão. As mudas são transplantadas do viveiro para o campo após 60 dias de aclimatação.
  • Florescimento: novembro a dezembro.
  • Colheita: cerca de 6 meses a partir do plantio, por ocasião da floração. As cascas são colhidas após a florada.

PARTES UTILIZADAS
Folhas, flores, frutos e raízes.

FITOQUÍMICA
Colina, rutina, quercitina, sambunigrina, taninos, mucilagem, vitamina C, lupeol, cicloartenol, estigmasterol, isoquercitinas e sambicianina (257).

PROPRIEDADES ETNOTERAPÊUTICAS
As folhas são febrífugas, sudoríficas, anti-reumáticas, antiasmáticas, béquicas, antiobésicas, depurativas (344), maturativa, purgativas, drásticas, eméticas e emenagogas. As flores são sudoríficas, excitantes, diaforéticas, anti-reumáticas (93), febrífugas e anti-hipertensiva. Os frutos são peitorais. A casca da raiz é drástica. A planta apresenta  ainda propriedades cicatrizantes, emolientes, diuréticas, béquicas e antiespasmódicas (257).

INDICAÇÕES
Indicada para o tratamento de hidropisia, sarampo, ascites (casca), resfriados (257), catarros, males do estômago, coração, pulmão, rins e fígado, dores de dente e de ouvido (344)

OUTRAS PROPRIEDADES
  • Melífera e ornamental.
  • As folhas são insetífugas (93).