Urtiga é o nome vulgar dado a várias das espécies de vegetais das famílias Euphorbiaceae, Loasaceae e Urticaceae. Sua principal característica, comum a todas elas, é o fato de provocarem, assim como a Cansanção, a sensação de queimadura ao toque com a pele. Qualquer parte do caule ou folhas é capaz de causar este dano na pele humana e de animais. Apesar de variar entre as diversas espécies e idade das plantas, todas são capazes de causar dor imediata devido ao efeito irritativo, com inflamação, vermelhidão cutânea, bolhas e coceira.
O seu efeito urticante e vesiculante (causador de bolhas) é agudo, bastando para tanto o simples contacto com seus pêlos, ao pé dos quais há uma cápsula com o líquido agressivo, que dependendo da espécie, pode ser histamina, acetilcolina, ou serotonina.
Segundo a Wikipédia, essas plantas, mais comuns no Nordeste do Brasil, podem ter seus efeitos urticantes minimizados com urina, que por seu alto teor de uréia, é um antídoto eficaz, se aplicado imediatamente após o contato.
Com a chegada do verão, é importante saber reconhecer estas plantas, pois é justamente nesta estação que por conta do calor, temos a tendência de andar pelo agreste mais desprotegidos, e assim, vulneráveis às famigeradas urtigas.
Existem algumas outras plantas que coexistem conosco nas paredes rochosas que são venenosas, mas elas são muito raras. A mais encontrada é a Dama do Abismo, que tem uma seiva que queima a pele, além de um efeito urticante leve.