terça-feira, 16 de julho de 2019

Hemerocalle


As hemerocales são muito semelhantes aos lírios-asiáticos e costumam confundir muitas pessoas. Resistentes, elas são excelentes para os espaços públicos e costumam surgir as margens de rios e lagos.
São plantas que aguentam bem o sol forte e sobrevivem até mesmo em solos pobres de adubo, florescendo mesmo sem a supervisão constante de um jardineiro.
Apesar de bonitas, essas flores se abrem apenas por um dia. O solo precisa ser fértil, mas sem muitas exigências quanto ao adubo e a irrigação precisa ser periódica, mas sem exageros.

Astromelia


A astromelia é uma planta com flores muito bonitas, inclusive usada para arranjos e buquês.
Ela precisa ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, ligeiramente ácido, drenável e enriquecido com matéria orgânica.
As irrigações devem ser frequentes, bem como as adubações. Existem variedades adaptáveis aos diversos tipos de clima, mas em geral não tolera geadas.

Beijo Turco


Fácil de cultivar, colorida e sem exigir cuidados especiais, a Beijo Turco é uma planta muito comum nos jardins brasileiros.
Também pode ser conhecida como Maria Sem Vergonha ou Impatiens. Pode ser plantada em vasos, jardineiras, floreiras, cestas pendentes e em locais semi-sombreados.
Precisa ser cultivada em solo drenável e rico em matéria orgânica, com regas frequentes, a pleno sol ou meia-sombra.

Árvore da Felicidade


Arbusto com folhagem ornamental, a árvore da felicidade está cercada de misticismo e superstições.
Algumas pessoas acreditam que a planta é capaz de trazer harmonia e felicidade ao ambiente e aos seus moradores. Mas para conseguir essas dádivas é preciso receber a planta de presente.
A árvore precisa ser plantada em um local sem itens que impeçam seu crescimento e que receba luz abundante, porém com períodos de sombra durante o dia. As regas precisam ser diárias e o solo rico em materiais orgânicos.

Figueira Lira


A Figueira Lira é uma árvore nativa do oeste da África e cultivada no mundo todo devido ao seu caráter ornamental.
Ela é bastante popular na decoração de interiores, podendo aparecer em vasos nas salas, banheiros, escritórios, quartos, halls, varandas etc.
Essa planta pode ser cultivada em meia sombra ou sob sol pleno. Dentro de casa, deixe-a próxima das janelas onde bate sol. O solo precisa reter bem a umidade e deve ser enriquecido com matéria orgânica. As regas precisam ser regulares, mas sem encharcar.

Flor da fortuna


A flor da fortuna é uma suculenta da espécie Kalanchoe. Muito fácil de cuidar, colorida e com ótima adaptação a ambientes internos e externos, ela está em alta nos jardins do país todo.
A melhor temperatura para essa planta é entre 13ºC a 29ºC, em ambientes com bastante luminosidade, quentes e úmidos.
O solo deve ser fértil, bem drenado e adubado. As regas devem ser feitas duas vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno. Elas florescem durante todo o ano, em especial no inverno e início da primavera.

Sapatinho de Judia


Originária da Índia, a Sapatinho de Judia floresce na primavera e no fim do verão. Além de lindas, essas plantas também atraem os beija-flores para os jardins.
O ideal é escolher locais com luminosidade pela manhã e sombras à tarde, deixando a planta com uma coloração mais intensa.
As regas precisam ser constantes e no final do inverno é preciso realizar uma poda nos ramos secos, além de adubar com material orgânico.

Flor de Jade


A Flor de Jade traz consigo muita superstição, sendo conhecida como a planta da sorte, do dinheiro e da amizade.
Embora seja uma planta mais rústica, o ideal é escolher um local com temperaturas que variem de 15ºC durante a noite a 23ºC e 26ºC durante o dia.
Também é importante que haja luz solar direta e as regas devem acontecer sempre que o solo estiver seco, saturando de água a raiz e a terra.

Abacaxi Roxo


Essa é uma das plantas ornamentais para jardim fáceis de cuidar e que não exigem muitas técnicas de jardinagem.
O Abacaxi Roxo também pode ser chamado de Moisés no Berço – e apesar do nome, a planta não produz abacaxi. É uma espécie muito versátil que vai bem no sol, na sombra, na luz difusa e a meia-sombra.
Pode ser plantada em vasos, jardineiras ou canteiros. O solo ideal é uma mistura de substrato para jardim, terra vegetal e areia grossa. As regas devem ser feitas sempre que o solo estiver seco e é preciso usar adubo foliar 1 vez ao mês.

Palma de Santa Rita


Também conhecida como Gladíolo ou Palma-Holandesa, essa é uma planta de clima tropical com fácil cultivo e baixo custo.
Para cultivá-la, é indicado o uso de um solo areno-argiloso, com boa drenagem e permeabilidade.
Essa é uma espécie bastante sensível a geadas, mas que pode ser cultivada durante todo o ano. As regas devem ser feitas sempre que o solo estiver seco.

Maranta Zebrada


A Maranta Zebrada é uma planta muito bonita e que tem uma subespécie (a maranta zebrada prateada) que foi desenvolvida no Brasil, em 2002, no interior de São Paulo.
A espécie é natural do nosso país e na natureza se desenvolve em regiões de Mata Atlântica sob a sombra de outras árvores. Por isso, nos jardins, deve estar a meia-sombra ou sombra e próxima de outras plantas.
Outra dica é optar por locais ventilados e a rega deve ser feita sempre que o solo estiver seco.

Pleomela variegata


Gosta das plantas ornamentais para jardim com formação arbustiva? A pleomele é uma excelente opção.
Ela atinge uma altura média de 2 a 3 metros e é possível encontrar duas variedades: a “Song of Jamaica”, de margens branco-creme, e a “Song of India”, com folhagens de margem verde-limão.
São plantas rústicas e quando podadas funcionam muito bem como cerca-vivas. Em vasos, podem aparecer em ambientes internos, pois conseguem tolerar a baixa incidência solar. É também uma planta recomendada para a purificação do ar.

Arundina


A arundina, ou orquídea-bambu, é uma excelente ideia de planta ornamental para quem deseja levar mais beleza e delicadeza ao jardim.
Ela é uma orquídea terrestre bastante rústica com flores que se formam no verão e em tonalidade lilás rosada.
Para cultivá-la, opte por locais a sol pleno ou meia-sombra, com solo rico em matéria orgânica. Nos vasos devem ser plantadas com mistura de 1 parte de terra de jardim, 1 de terra vegetal e 2 de composto orgânico. Aprecia regas regulares sem encharcar o solo.

Cycas Revoluta


Popularmente conhecida como “Palmeira-Sagu” ou “Sagu”, a Cycas Revoluta é muito procurada para os jardins contemporâneos e tropicais.
Ela é uma pequena palmeira com folhas rígidas e brilhantes. No paisagismo, podem aparecer sozinhas ou em conjunto com outras espécies. Também pode ser plantada em vaso.
Essa planta precisa ser cultivada em meia-sombra ou pleno sol, em terra de jardim enriquecida com composto orgânico e areia. As regas precisam ser regulares e, embora seja bastante rústica, pode ficar suscetível a cochonilhas em locais com pouca luminosidade.

Capuchinha


A capuchinha é uma espécie conhecida em diversas culturas por ser uma planta multifuncional. Além de enfeitar os jardins, ela possui uso medicinal e culinário.
As flores podem ser encontradas nas cores amarela, laranja ou vermelha e possuem um sabor picante, ótima para saladas, sucos e finalização de pratos.
Com floração na primavera e verão, a capuchinha pode ser plantada em vasos e jardineiras ou em canteiros. Precisa ser cultivada em pleno sol, solo fértil e com regas periódicas.

Flox


A Flox é originária do Texas, Estados Unidos, e mede cerca de 30 cm. Sua floração tem início no fim do inverno e atinge o auge na primavera.
Essa é uma flor muito atrativa para as borboletas e se desenvolve em belos maciços, em gramados e em vasos.
Precisa ser cultivada em solo fértil, sempre a pleno sol e com regas regulares. É uma flor que aprecia o frio e não tolera temperaturas muito quentes, sendo ideal para as regiões mais frias do país.

Astromélia


A Astromélia é excelente para jardins pequenos. Ela é uma flor muito bonita e com várias cores, por isso também costuma ser plantada em vasos para dentro de casa.
Essa planta é conhecida por vários nomes como: madressilva brasileira, madressilva de canteiro, lírio miniatura, lírio peruano, carajuru etc.
O plantio deve ser feito em luz plena ou meia-sombra, em solo adubado e regas constantes. A planta não se desenvolve em locais com baixas temperaturas e geadas.

Borboletinha


A borboletinha é uma flor exótica que lembra as orquídeas, com florescimento na primavera.
Dependendo do cultivo, as flores podem ser de cor sólida ou em degrade de rosa, branco, salmão, lilás, vermelho e com marcações que variam do amarelo claro ao laranja.
O ideal é cultivá-las em canteiros em conjunto com outras flores, como as petúnias. Podem ser plantadas em vasos ou jardineiras. Elas se desenvolvem bem em meia-luz ou sol pleno, em solo enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Alegria-dos-jardins


A alegria-dos-jardins também é chamada de Sálvia e é uma planta subarbustiva que costuma murchar no inverno mas brota novamente na primavera.
Suas flores tubulares atraem os beija-flores e as borboletas, deixando os jardins ainda mais bonitos e vistosos.
Para se desenvolverem, essas plantas precisam de sol pleno e regas regulares. A poda precisa ser feita após o florescimento.