terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Lovage, Inglês antigo, Lovage italiano, Cornish Lovage, Salsa de amor, Aipo de montanha, Planta Maggie, Jardim Lovage, Semente de bexiga, Salsa de mar

Lovage, Inglês antigo, Lovage italiano, Cornish Lovage, Salsa de amor, Aipo de montanha, Planta Maggie, Jardim Lovage, Semente de bexiga, Salsa de mar

Levisticum officinaleDistribuição e habitat: Levisticum officinale é um nativo da região do Mediterrâneo, que cresce selvagem nos distritos montanhosos do sul da França, no norte da Grécia e nos Balcãs. Há muito tempo é cultivada na Europa, as folhas sendo usadas como erva, as raízes como vegetal e as sementes como tempero, especialmente na culinária do sul da Europa. Esta planta é naturalizada em toda a América do Norte.
Descrição: Levisticum officinale é uma planta ereta, herbácea, perene, com 1,8 a 2,5 m de altura, com uma roseta basal de folhas e caules com mais folhas, as flores sendo produzidas em umbelas no topo dos caules . As hastes e folhas são verde-brilhante brilhante a verde-amarelo e cheiro de limão quando esmagadas. As folhas basais maiores têm até 70 cm de comprimento, tripinadas, com folhetos largos triangulares a romboidais, de ponta aguda, com alguns dentes marginais; as folhas do caule são menores e menos divididas com poucos folhetos. As flores são amarelas a amarelo-esverdeadas, com diâmetro de 2 a 3 mm, produzidas em umbelas globosas com até 10 a 15 cm de diâmetro; a flor está no final da primavera. O fruto é um esquizocarpo seco de duas partes de 4 a 7 mm de comprimento, maduro no outono.
As flores são muito atraentes para as abelhas e também atraem predadores de insetos, como hoverflies, para o jardim.
Jardinagem: Levisticum officinale é de fácil cultura. É uma planta perene resistente que sobrevive ao inverno, mesmo em climas muito frios. A planta morre no inverno. As hastes desagradáveis ​​desmontadas podem ser cortadas ao nível do solo. Na verdade, Levisticum officinale se sai melhor em áreas mais frias, onde há um período de dormência do que em zonas mais quentes.
Atingirá seu tamanho maduro em cerca de três anos. Se a planta for cortada de volta ao solo durante a estação de crescimento, produzirá um novo fluxo de folhas jovens. Se o tempo estiver seco neste momento, será necessário regar as plantas para incentivar o crescimento fresco.
Uma planta geralmente é suficiente para uso doméstico, mas é uma boa idéia iniciar uma nova planta a cada poucos anos.
Além disso, Levisticum officinale vai crescer bem em uma panela grande e profunda.
As plantas amorosas demoram a se desenvolver e podem levar um ano ou mais para atingir um tamanho razoável. Eles não florescerão até o segundo ano e, se a luta em seu local demorar até quatro anos para florescer. Cortar as cabeças de flores como eles aparecem se o crescimento espesso é desejado.
Localização: Levisticum officinale prefere uma posição ensolarada, embora tolere alguma sombra - semi-sombra (bosque claro). Gosta de sol pleno em climas frios ou sombra parcial, onde os verões são muito quentes. A faixa ideal de temperatura para esta planta é de 20 a 30 ° C.
Solo: É necessário solo rico, úmido, mas bem drenado para o cultivo de Levisticum officinale . É adequado para solos leves (arenosos), médios (argilosos) e pesados ​​(argila). Crescerá razoavelmente bem na maioria dos solos fornecidos: solos ácidos, neutros ou básicos (alcalinos). É recomendável adicionar material orgânico ao solo antes do plantio para garantir uma planta saudável e forte.
Plante essas plantas em campo com distância entre elas para incentivar seu bom desenvolvimento: espaçamento entre fileiras de 20 a 60 cm (8 a 24 polegadas) e espaçamento entre fileiras de 45 a 60 cm (18 a 24 polegadas).
Irrigação: Levisticum officinale prefere solo bastante úmido. Regue-o regularmente, mas não exagere na água.
Ele precisa ser regado por uma mangueira de imersão ou irrigação por gotejamento em áreas onde as chuvas são esporádicas.
Fertilização: cubra o solo ao redor da planta adormecida com adubo rico a cada inverno.
Propagação: A propagação de Levisticum officinale é por divisão de raízes ou sementes.
Como o Levisticum officinale é uma planta perene, as raízes podem ser escavadas no final do segundo ou terceiro ano. Numerosos desvios dessas raízes podem ser encontrados, os quais podem ser redefinidos para renovar o plantio.
Se as plantas se tornarem muito grandes, elas podem ser divididas no outono ou no início da primavera.
As plantas podem começar a perder seu vigor depois de seis ou mais anos, então desenterrá-las, dividir e replantar as raízes maiores os ajudará a permanecer fortes e energéticos.
Semear a primavera ou o início do outono em uma estrutura fria. A semente pode demorar a germinar e, portanto, é provavelmente melhor plantada assim que estiver madura. A germinação geralmente leva de 10 a 14 dias, dependendo da temperatura. Pique as mudas em vasos individuais quando elas forem grandes o suficiente para manusear e plantá-las em suas posições permanentes no verão.
Problemas: Possíveis pragas de insetos incluem insetos manchados , verme de aipo e mineiro de folhas .
As folhas podem ser atacadas por garimpeiros. Os pulgões são atraídos pelas flores e pelo suco amarelado, gomoso e resinoso. Isso pode atrair formigas que se alimentam do resíduo pulgão.
As grandes raízes carnudas podem ser atacadas no subsolo se houver toupeiras e ratazanas na área. As toupeiras costumam cavar túneis perto de plantas que dão acesso às ratazanas e depois comem as raízes por baixo da planta.
Tratamentos:
 
Remova as folhas afetadas; retire plantas severamente infestadas e jogue-as fora antes que o problema se espalhe.
Deslocar pequenas infestações com um spray da mangueira; pragas de insetos maiores podem ser colhidas e destruídas manualmente.
Os problemas potenciais da doença incluem a pinta precoce , pinta tardia e manchas nas folhas .
Tratamento: Para a praga, aplique Trichoderma harzianum no solo imediatamente antes do plantio. Promova uma boa circulação de ar. Para a peste negra, aplique sprays de bicarbonato de potássio (bicarbonato de sódio) começando 2 semanas antes da época do ano em que os sintomas normalmente apareceriam pela primeira vez. Descarte as plantas infectadas e, quando possível, use uma rotação de 3 anos.
Para a praga tardia, mantenha a folhagem seca o máximo possível e verifique frequentemente os sintomas sempre que o tempo estiver úmido. Sprays preventivos de chá de composto ou Bacillus subtilis podem ajudar a prevenir a doença. Remova e destrua imediatamente plantas infectadas com a praga tardia; podar brotos enlatados de arbustos. Após a colheita, remova e destrua todos os detritos das plantas que possam estar infectados.
Cobertura morta para impedir que a sujeira e os esporos sejam jogados nas plantas. Os sprays de bicarbonato podem ser muito úteis na prevenção de doenças das manchas nas folhas.
Plantas companheiras: Levisticum officinale é uma boa planta companheira, melhorando a saúde e o sabor de outras plantas que crescem nas proximidades. Atrai vespas ichneumon, que parasitam as larvas de insetos herbívoros. Uma planta grande fornecerá um bom habitat para besouros terrestres.
Evite plantar perto de Rheum rhabarbarum (Ruibarbo).
Utilizações culinárias: As folhas de  Levisticum officinale podem ser usadas em saladas ou para fazer sopa ou caldos de época e as raízes podem ser comidas como vegetais ou raladas para uso em saladas. Seu sabor e cheiro são como salsa e aipo combinados com uma pitada de anis algumas especiarias. Esta erva é da mesma família que salsa e aipo, tornando-a um substituto ideal para qualquer planta em uma receita. Vá devagar no começo, porque é mais forte que os dois, embora o sabor melhore um pouco na culinária. Atire as folhas jovens e animadas em saladas, risotos e pratos de arroz ou coloque-as na cavidade de um frango ou peixe antes de assar. Finamente desfiado, eles são um ótimo complemento para sopas, ensopados, purê ou ovos mexidos; as hastes podem ser usadas no vapor, as raízes podem ser refogadas e as sementes podem ser usadas em biscoitos e pão.
Descasque as raízes grandes da torneira e use-as em ensopados ou cozinhe-as.
As sementes podem ser usadas como tempero, semelhante às sementes de erva-doce.
O chá feito das folhas secas de  Levisticum officinale pode ser aplicado a feridas como anti-séptico ou bêbado, com um aroma muito agradável, para estimular a digestão.
Colheita: Escolha as folhas jovens de Levisticum officinale, pois elas têm o melhor sabor e textura, evitando o caule central da flor e os caules principais ocos antes da floração. Use as folhas frescas, seque-as ou congele-as para uso posterior. As folhas de Levisticum officinale podem ser colhidas dentro de 6 a 8 semanas, desde a semeadura até as primeiras geadas agudas.
Apenas colha raízes de plantas grandes. As raízes das plantas de 2 ou 3 anos são escavadas no outono, fatiadas e secas. A raiz seca retém seu aroma e é usada medicinalmente.
Colha as sementes quando maduras, depois que começarem a ficar marrons. Permita que as sementes secem nas plantas. Coloque um saco sobre as cabeças das sementes para capturar as sementes que estão amadurecendo. Quando as cabeças das sementes estiverem completamente secas, remova e colete as sementes da sacola.
Usos de jardim: Levisticum officinale é um jardim de ervas. Também possui valor ornamental e boa altura para um canto posterior da fronteira ou para áreas naturalizadas ou jardins selvagens. Como cresce tão alto, é melhor plantá-lo no lado norte de qualquer jardim, especialmente um jardim de ervas, para que não oculte nenhuma das outras plantas.
Zona de resistência: 3a - 7b
Levisticum officinaleLevisticum officinale - florLevisticum officinale - semente