Urtica dioica
Descrição: Esta espécie é uma planta herbácea perene, que cresce como planta vertical para 1,2 m por 1 m (3 pés 3 pol.) A uma taxa rápida em locais úmidos e sombreados, em planícies de inundação, florestas e ao longo de córregos e margens de rios. As folhas macias e serrilhadas são opostas em pares no caule. As folhas e o restante da planta são revestidos com pêlos pungentes e não pungentes. A planta se espalha por raízes subterrâneas que são visivelmente amarelas. As minúsculas flores branco-esverdeadas, cada uma com quatro pétalas, estão densamente agrupadas em inflorescências alongadas em direção ao topo do caule. Urtica dioica é dividida em pelo menos cinco subespécies, cada uma das quais é ligeiramente diferente.
A urtiga é mais notavelmente reconhecida, como o próprio nome sugere, por infligir sua picada dolorosa quando escovada pela pele nua. No entanto, esta erva selvagem tem muitos usos medicinais e culinários (alimentos, medicamentos, têxteis, alimentos para plantas, cosméticos) e tem sido usada por muitas culturas tradicionais há centenas de anos.
Cuidado: Prefere um solo rico em fosfatos e nitrogênio. As plantas devem ser cultivadas em um solo rico e profundo, se for necessária fibra de boa qualidade. Especialmente quando cultivada em solos ricos, a planta pode se espalhar vigorosamente e é muito difícil de erradicar. Dizem que cortar a planta três vezes ao ano por três anos a matará. É uma boa planta companheira para crescer no pomar e entre frutas macias. Parece melhorar a saúde das frutas macias que crescem nas proximidades e também proteger as frutas das aves. Dióico. Plantas masculinas e femininas devem ser cultivadas se forem necessárias sementes.
Luz: Urtica dioica cresce em habitats ensolarados e sombrios.
Solo: WUrtica dioica prefere um solo rico e evita solos ácidos.
Propagação: Esta espécie pode ser propagada por sementes ou por divisão de rizoma (que é um caule subterrâneo que cresce horizontalmente). Sementes abundantes são produzidas e podem ser coletadas no final do outono, antes que a geada cause a queda das sementes. A semente não passa por um estágio dormente e pode germinar apenas alguns dias após a maturidade. O solo aberto é preferido para a germinação. A divisão do rizoma pode ser realizada da primavera ao final do verão.
Semear Urtica dioica sementes na primavera em uma estrutura fria, apenas cobrindo a semente. Pique as mudas em vasos individuais quando elas forem grandes o suficiente para serem manuseadas e plante-as no verão. Divisão sucede quase em qualquer momento da estação de crescimento. Muito fácil, plante-os em suas posições permanentes.
Como erva de maconha, as folhas jovens da urtiga são muito nutritivas e facilmente digeríveis com altos níveis de vitaminas e minerais. As folhas cozidas ou completamente secas são seguras para comer, pois esses processos neutralizam a picada. Eles são um substituto popular para o espinafre, ótimo complemento também para sopas, omeletes e até uma cobertura para pizza. O suco das folhas também é uma forma popular de tônico e pode até ser aplicado em cortes para reduzir o sangramento.
A urtiga na natureza é uma planta herbácea perene que morre até o nível do solo no inverno. Ele se espalha por um sistema radicular rizomatoso e estolonífero amarelo brilhante e pode precisar ser controlado com uma barreira radicular. Urtiga é fácil de cultivar em qualquer solo fértil úmido, em pleno sol a semi-sombra. Folhas e brotos jovens são melhor colhidos na primavera e no outono. Evite colher folhas velhas após a floração, pois estas se tornam desagradáveis.
Zona de robustez : 3a-10b