segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Palmeira européia, Palmeira anã do Mediterrâneo, Palmeira anã

Palmeira européia, Palmeira anã do Mediterrâneo, Palmeira anã

Chamaerops humilisDistribuição e habitat: Chamaerops humilis é a única espécie de palmeira nativa da Europa continental. É encontrado principalmente no sudoeste da Europa - Malta, na costa espanhola e em Portugal, no centro e no sul da Itália, em algumas partes da costa sul do Mediterrâneo da França - e também no noroeste da África (Marrocos, Argélia, Tunísia). Esta palmeira tem uma aparência irregular e arbustiva, sendo geralmente encontrada em condições extremas em solo arenoso ou rochoso, aparecendo principalmente na orla costeira, em falésias acima do mar, nas encostas e em desfiladeiros, em altitudes normalmente abaixo de 1000m (3300 pés).
Esta palmeira anã pode ser considerada uma das mais representativas da vegetação mediterrânea no sudoeste da Europa. Às vezes, tornam-se grandes colônias impenetráveis ​​de palmeiras e outras parecem mais dispersas, em áreas altamente erodidas e com pouca vegetação.
Descrição: Chamaerops humilis é um arbusto espesso com hastes de até 1,5 m de altura e transporta frondes em forma de leque com caules rígidos de 38 cm de comprimento e dentes fortes. Cada folha tem cerca de 60 cm de diâmetro, verde-cinza escuro e cortada quase até o caule em muitos segmentos rígidos em forma de espada, que geralmente são divididos nas extremidades. As folhas jovens geralmente são cobertas por finos cabelos grisalhos, mas isso cai quando as folhas se abrem. Flores e frutos nunca são produzidos em plantas cultivadas em ambientes fechados.
Plantada diretamente no solo, Chamaerops humilis cresce agrupando-se a 3 m (10 pés) de altura, mas às vezes solitária, atingindo 7 m (22 pés) de altura e cerca de 30 cm (12 polegadas) de diâmetro. As hastes são cobertas com folhas mortas e fibras persistentes. À medida que amadurecem, eles desenvolvem várias hastes ao redor do caule principal e tendem a formar ventosas ao longo das hastes, o que fará com que pareçam muito arbustivas e possa fazer com que fiquem com 4,5 m de largura.
A inflorescência, que aparece entre as folhas, pode ser estaminada, pistilada e ocasionalmente hermafrodita; todos têm cerca de 15 cm de comprimento, ramificados em duas ordens. Geralmente, as flores amarelas masculinas e femininas são carregadas em plantas diferentes, embora às vezes as flores sejam bissexuais. Os frutos esféricos a oblongos, com 1 a 1,5 cm de diâmetro, podem ser amarelos, alaranjados ou marrons quando maduros.
Essas palmeiras são conhecidas como espécies muito variáveis.
Cuidados com as plantas domésticas Chamaerops humilis é provavelmente a melhor palma para crescer em um recipiente onde pode sobreviver à seca, ao calor, ao vento, ao frio e a longos períodos de negligência.
Essas palmas têm pecíolos armados com espinhos voltados para cima ao longo da margem; tenha muito cuidado ao manusear.
Luz: Dê a Chamaerops humilis as palmas das mãos de três a quatro horas de luz solar direta todos os dias. Essas palmeiras toleram um pouco de sombra, mas seu crescimento será mais lento e as lacunas entre as folhas serão maiores se receberem pouca luz. No entanto, eles podem se aclimatar a um ambiente interno à luz que seria insuficiente para muitas plantas.
Temperatura: A temperatura ambiente normal é adequada para essas palmas. É melhor que a temperatura não fique abaixo de cerca de 10 ° C (50 ° F). Se possível, dê às plantas um período de descanso de inverno a cerca de 13-16 ° C (55-61 ° F).
Rega: Durante o período de crescimento ativo, regue abundantemente quantas vezes for necessário para manter a mistura de envasamento completamente úmida, mas nunca permita que a panela fique na água. Durante o período de descanso, se houver,  regue com moderação a Chamaerops humilis , permitindo que os dois terços superiores da mistura para envasamento secem entre as regas.
Alimentação: Faça uma aplicação regular de fertilizante líquido nas palmeiras de Chamaerops humilis em crescimento ativo a cada duas semanas.
Envasamento e repotting: Use uma mistura de envasamento baseada no solo. Uma vez a cada dois anos, na primavera, mova as  palmas de Chamaerops humilis para recipientes de um tamanho maior, até que o tamanho máximo conveniente - provavelmente 20-30 cm (8-12 polegadas) - seja atingido. Depois disso, vista-as por cima com plantas frescas, a cada primavera.
Cultura de jardim: Chamaerops humilis cresce melhor em climas mediterrâneos como Itália, sul da Califórnia, Chile, Austrália Ocidental e Cidade do Cabo, África do Sul. Invernos frios com muita chuva (ou não) e verões quentes e secos são a melhor casa para esta espécie. Não se aclimata em regiões tropicais, pois prefere climas temperados ou quentes, onde se provou muito fácil de cultivar.
Eles podem ser plantados durante o ano todo e são fáceis de transplantar, pois não precisam formar bolas de raiz grandes. Apesar de sua taxa de crescimento ser lenta, vale a pena esperar, pois mesmo pequenas plantas se destacam muito bem em praticamente qualquer paisagem. Essas palmas exigirão um mínimo de manutenção.
Ao contrário de outras árvores, as palmeiras não podem ser podadas. No entanto, folhas inferiores mortas e feias podem ser removidas; mas não as corte de volta com o tronco.
Posição: Chamaerops humilis prefere sol pleno em uma posição bem drenada, mas parece se adaptar bem a locais úmidos e sombreados, onde o solo não é propenso a extração de água. Cresce bem em semi-sombra (floresta clara) ou sem sombra. Seu crescimento será muito lento quando plantadas na sombra.
Essas palmeiras são resistentes ao vento, uma vez estabelecidas, pois, em seu habitat natural, crescem geralmente em posições ensolaradas expostas aos ventos. Também são adequados para serem plantados perto do mar e podem suportar perfeitamente a salinidade.
Solo:   Chamaerops humilis pode ser cultivado em todos os tipos de solos, desde terra muito pobre ou argila, até solo pedregoso, arenoso, rochoso ou muito raso. Prefere solo bem drenado, que é mantido úmido e rico - principalmente, cresce bem em cal.
Essas palmas se dão bem em solo alcalino e ácido.
Irrigação: Chamaerops humilis prefere solo seco ou úmido. Levará seca severa, mas é mais feliz com água regular, se não frequente.
Regue uma vez por semana durante o primeiro ano.
Fertilização : Seu crescimento é lento ou médio e suas necessidades nutricionais são baixas se receber rega frequente no verão. No entanto, as palmeiras jovens de Chamaerops humilis devem ser fertilizadas com um fertilizante com alto teor de fósforo para melhorar seu crescimento. As palmas das mãos maduras devem ser fertilizadas a cada poucos anos com um fertilizante de uso geral.
Propagação: Chamaerops humilis pode ser propagada tanto por sementes quanto por ventosas. As sementes frescas semeadas no início da primavera a uma temperatura de pelo menos 18 ° C (64 ° F). As sementes germinam em 2 a 3 meses de calor e umidade.
Chamaerops humilis pode ser propagado a partir de ventosas (crescimento basal) sempre que aparecerem. Pegue um otário de 20 a 25 cm (8 a 10 polegadas) de comprimento com algumas raízes já conectadas, plante-o em um pote de 13 cm (5 polegadas) de mistura de envasamento úmida à base de solo e mantenha-o em temperatura ambiente normal sob luz filtrada brilhante. Água apenas com moderação suficiente para tornar a mistura de envasamento pouco úmida, até que um novo crescimento indique o desenvolvimento de raízes ativas. Posteriormente, trate a planta jovem como uma Chamaerops humilis madura .
Problemas: Chamaerops humilis não é afetada por pragas e não há doenças de plantas que afetem essas palmeiras.
Escala pode ser um problema.
Tratamento: a balança pode ser facilmente controlada por remoção física, lavagem com jato de água de alta pressão ou raspagem com cotonetes de algodão ou controle químico com pesticida apropriado
Espécies recomendadas:
Chamaerops humilis var. arborescens difere das espécies de tipo por ter apenas um caule de até 2m (6,6 pés) de altura.
Chamaerops humilis var. argentea (sinonímia: Chamaerops humilis var. cerifera ) tem folhas prateadas, em vez de verde-cinza.
Chamaerops humilis pode ser confundido com: Serenoa repens também é palmate com um pecíolo espinhoso, mas os dentes são pequenos e estão amontoados ao longo da margem.
A correlação entre wrightii é semelhante, mas os espinhos do pecíolo são curtos e podem ser curvos para apontar para cima ou para baixo.
Usos: Chamaerops humilis é usado em jardinagem e paisagismo em muitas partes do mundo. Nas regiões temperadas, geralmente é cultivada como planta de casa, embora em áreas protegidas sobreviva a curtos períodos abaixo do ponto de congelamento.
Como os caules das folhas são espinhosos, a  Chamaerops humilis também pode ser usada como uma barreira, plantada com 1 a 1,5 m de distância. Também pode ser plantada em massa em uma paisagem de larga escala, formando uma área de destaque com textura fina.
Graças à sua rusticidade e capacidade de regenerar após a exposição ao fogo, Chamaerops humilis é ecologicamente muito valiosa contra a erosão do solo e a desertificação.
RESUMO:
CARACTERÍSTICAS:
Folhagem - verde
Forma - espessa
Altura: 1,5-5m (5-16 pés)
Espalhamento: 2.5-3.5m (8-11 pés)
CUIDADOS ADEQUADOS:
Rega no período de repouso - moderadamente
Rega no período de crescimento ativo - abundantemente
leve - direta
Temperatura no período de descanso - min 10 ° C máx 16 ° C (50-61 ° F)
Temperatura no período de crescimento ativo - min 16 ° C máx 24 ° C (61-75 ° F)
Umidade - baixa
Zona de robustez: 8a-11
Chamaerops humilis var.  argenteaChamaerops humilis var.  arborescensChamaerops humilisChamaerops humilis - flores femeleChamaerops humilis - flores masculinasChamaerops humilis - flor em botão