sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mussambê

https://ervasnaturais.files.wordpress.com/2011/04/mussambc3aa.jpg
NOME CIENTÍFICO: Cleome spinosa L.  


FAMÍLIA BOTÂNICA: Capparidaceae.

SINONÍMIA
Beijo-fedorento, brejo-fedorento, mussambê-miúdo, mussambê-de-espinho, muçambé-de-sete-folhas, muçaimbê, mussambé-miúdo, sete-marias, sete-sangrias, taraitaia.

HABITAT
Espécie alóctone, originária da América Central. Cresce espontaneamente à margem dos rios. No Brasil, cresce subespontaneamente nas regiões setentrionais. É cultivada em jardins.

FITOLOGIA
Planta semi-arbustiva,  perene, espinhenta, que cresce de 1,0 a 1,6m de altura. Caule reto, cilíndrico, com a parte basal lenhosa. Folhas basais alternas, palmatipartidas, nervuras proeminentes na face dorsal, longo-pecioladas, medindo 7 a 9cm de diâmetro. Na parte superior do caule encontram-se brácteas foliares, sésseis e curto-pecioladas, simples e ovaladas. Ocorrem acúleos de extremidade curva, em pares, na base das folhas e brácteas. Inflorescência terninal, reunindo flores isoladas na base das brácteas foliares. As flores apresentam pétalas ovaladas e filetes violáceos, brancos ou róseos.  O fruto é uma síliqua cilíndrica que mede de 7 a 12cm. Semente globosa, semelhante a um caracol, fosca, castanho-escura e glabra. As folhas e brácteas são revestidas de glândulas oleíferas que exalam um aroma desagradável.

CLIMA
É de clima subtropical úmido. É esciófita e higrófita.

SOLO
Prefere solos úmidos, arenosos, férteis e pouco ácidos.

AGROLOGIA
  • Espaçamento: 0,7 x 0,4m.
  • Propagação: sementes. As sementes são postas a germinar em bandeja de isopor contendo substrato organo-mineral.
  • Plantio: outono.
  • Adubação: 0,5kg/planta de cama de aviário.
  • Consórcio: o cultivo poderá ser feito com outras culturas de porte maior, que proporcionem um certo grau de sombreamento.
  • Colheita: inicia-se a partir do 4 mês após o tranplante.

PARTES UTILIZADAS
Folhas e flores.

FITOQUÍMICA
Brassicina (9).

PROPRIEDADES ETNOTERAPÊUTICAS
As folhas e flores são tônicas digestivas e a raiz é béquica e antiasmática (9). As folhas são estimulantes, antiblenorrágicas e antileucorréicas (271). As folhas, quando contusas e aplicadas sobre a pele, são rubefacientes. A planta inteira é excitante do aparelho digestivo e vulnerária (242).

INDICAÇÕES
As raízes são úteis contra a bronquite e o sumo das folhas serve para otites supuradas e lavagem de feridas (9). As folhas são utilizadas em feridas e para orquites (271).

OUTRAS PROPRIEDADES
  • A planta é ornamental em jardins.