sábado, 6 de junho de 2015

Penicilina

https://ervasnaturais.files.wordpress.com/2011/04/penicilina.jpeg
NOME CIENTÍFICO: Alternanthera brasiliana (L.) Kuntze var. brasiliana. 

FAMÍLIA BOTÂNICA: Amaranthaceae.

SINONÍMIA
Acônito-do-mato, caaponga, cabeça-branca, carrapichinho, carrapichinho-do-mato, ervanço, nateira, perpétua, perpétua-do-brasil, perpétua-do-mato, quebra-panela, sempre-viva.

HABITAT
Espécie autóctone que ocorre principalmente ao longo do litoral brasileiro, crescendo em áreas de restinga, dunas estabilizadas, ao longo de matas ciliares e em áreas ruderais. É cultivada em jardins. É encontrada associada a Schinus terebinthifolius, Lythraea brasiliensis e Guapira opposita. O limite austral da planta é a Ilha de Santa Catarina (401).

FITOLOGIA
Planta subarbustiva perene, ereta ou subprostrada que atinge 1,60m de altura. O caule é anguloso e estriado, de base lenhosa, quadrangular a cilíndrico, com nós entumescidos. As folhas basais são curto pecioladas, as superiores subsésseis ou sésseis, oblongas, acuminadas, pouco pubescentes e apresentam um policromismo acentuado na faixa do vermelho, embora também possam ser verdes. Inflorescência em glomérulos de flores densamente agrupadas, globosos ou oblongos, com cerca de 1,6cm de comprimento por 1,0cm de diâmetro, com pedúnculo medindo 1 a 10cm de comprimento. As flores são creme ou levemente rosadas, quando novas tornando-se branca quando matura. Os frutos são utrículos uniseminados, inclusos entre a tépala e a sépala. Semente oblonga a ovalada, com cerca de 1,6 a 2,0mm de comprimento por 1,0mm de largura, brilhante, castanho-avermelhada e levemente ondulada (209).

CLIMA
Apresenta uma ampla faixa de adaptação climática, variando desde as regiões tropicais às subtropicais. É heliófita e seletiva xerófita (401). Tem demonstrado uma alta capacidade de adaptação em temperaturas subtropicais. Em regiões subtropicais, em altitudes acima de 600m, pode ocorrer danos às folhas por geada.

SOLO
Desenvolve-se em solos enxutos, pouco ácidos e arenosos. É planta nitrófila.

AGROLOGIA
  • Ambiente: por ser uma planta muito rústica, de rápido crescimento e com grande capacidade de cobertura de solo, pode ser utilizada em áreas acidentadas, declivosas ou sujeitas à erosão.
  • Espaçamento : 1,5 x 1,5m.
  • Propagação: sementes e segmentos nodais de ramos. As sementes apresentam um baixo índice de germinação, sendo pouco recomendadas. Os segmentos nodais são enraizados em substratos à base de vermiculita, areia e/ou casca de arroz.
  • Plantio: outubro a novembro.
  • Poda: a planta apresenta um crescimento muito luxuriante na primavera e verão, dominando sobre outras próximas, inclusive plantas daninhas. A planta pode ter seu crescimento controlado através de podas de formação e condução.
  • Florescimento: ano todo.
  • Colheita: inicia aos 3 meses após o plantio.

PROPRIEDADES ETNOTERAPÊUTICAS
As flores são béquicas (93).

OUTRAS PROPRIEDADES
  • A planta jovem pode ser utilizada pelo gado.
  • É considerada uma espécie ornamental de grande vivacidade.