Solanum tuberosum
Essa planta anual de raízes finas e caule em rizomas é um dos alimentos mais consumidos no mundo, é rico em carboidratos.
Descrição : A batata-inglesa ou batatinha, da família das Solanáceas, dá-se o nome de batata ao tubérculo de diversas plantas, e é geralmente comestível. Mas a batata desta classificação de Lineu pertence à família das Solanáceas, e é a batata comum produzida por uma erva de porte pequeno, folhas lobadas e flores esbranquiçadas.
Variedades: doce, inglesa, Bintje, Eigenheimer, Kansuragis, Mar del Plata, Celidônio e Green Mountain.
Origem : É oriunda dos Andes sul-americanos, preferindo os climas temperados e os solos de origem granítica.
Habitat : A cultura da batata tem sido realizada principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
História : Antes da Segunda Guerra Mundial, a maior percentagem das sementes era importada, sobretudo dos campos especializados da Holanda.
Benefícios Medicinais da Batata : Ciática, coqueluche, dor espasmódica, edema inflamatório, eritema solar, espasmo gastrintestinal, ferida, gota, hematoma, inflamação, leucorreia, lumbago, luxação, picada de inseto, queimadura, reumatismo gotoso, tosse, úlcera (estômago, duodeno), vias urinárias.
Indicações : Na medicina empregam-se as folhas e flores em decocção no tratamento do reumatismo gotoso e nas dores espasmódicas.
O cataplasma feita com batata é útil para curar queimaduras. Tem igualmente propriedades antiescorbúticas e aumenta a secreção láctea. Mure preparou com a batata em decomposição um medicamento que denominou Solanwn-tuberosum-aegrotans, indicado nos seguintes casos, irritabilidade nervosa, angina, afecções urinárias, reumatismo muscular, segundo ensina Meira Penna.