quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Asplenium rhizophyllum L

Asplenium rhizophyllum L

Asplenium rhizophyllum L.
Walking Fern
Planta de Asplenium rhizophyllum
Família - Aspleniaceae
Hábito - Perene, homosporoso, rizomatoso.
Hastes - Rizomas eretos a curtos, compactos, escamosos, as escamas clatriam (as paredes finais coloridas, os centros transparentes ou quase).
Folhas - Monomórficas, 5-40 cm de comprimento. Pecíolos marrom na base, verde acima, não brilhante. Lâminas de folhas simples, raramente bifurcando na ponta, delineadas estreitamente delineadas, a ponta longa atenua, muitas vezes enraizando e formando plântulas vegetativamente, a base com um par de aurículas, estas arredondadas para atenuar muito. Veias anastomose.
Inflorescência - esporângios agregados em sori na superfície inferior das lâminas foliares, estendendo-se ao longo das veias, o indusium membranoso, fixado ao longo de um lado. Esporos 64 por esporângio, monoleto, 25-60? M de comprimento, pretos. Gametófitos verdes, achatados, em forma de coração a forma de rim, geralmente com glândulas de stalked.
Flores - Sem flores, plantas que se reproduzem por esporos.
Asplenium rhizophyllum soriSuperfície abaxial da folha com sori.
Floração - Esporos produzidos de maio a outubro.
Habitat - Bordas e fendas em penhascos de dolomita ou calcário, rochas de encostas sombreadas.
Origem - nativo dos EUA
Outras informações. - Esta atraente samambaia pode ser encontrada na maior parte do Missouri e na Nova Inglaterra e no Canadá. A planta é muito fácil de identificar devido às suas folhas longas e afiladas, que enraízam nas pontas e dão origem a novas plantas. Esse modo incomum de propagação deu origem ao nome comum "Walking Fern". Sabe-se que hibridiza com outros membros do gênero.
Um sinônimo é Camptosorus rhizophyllus (L.) Link