quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Clavulina cinerea

Clavulina cinerea


Clavulina cinerea
(Foto: © Fred Stevens)

Clavulina cinerea (Fr.) Schroet.
Krypt. Fl. Schles. Pilze: 442. 1888.
Nome comum: nenhum
  • Esporocarpo
    Corpo de frutificação com até 9 cm de altura, 6 cm de largura, ramificação moderada, proveniente de uma base comum; ramos individuais muitas vezes sinuosos, tendendo a produzir um crescimento apical achatado ou "com crista", as pontas apontadas ou arredondadas; superfície lisa a ligeiramente enrugada, opaca de uma flor em pó, cinza-lilás a cinza, tornando-se marrom acinzentada; stipe curto ou ausente; contexto pálido, quebradiço; odor e sabor suave.
  • Esporos
    Esporos 7-10,5 x 5,5-9 µm, subglobos, ovais a amplamente elípticos, lisos, não amilóides; basídios com 2 esporos; esporos esbranquiçados em depósito.
  • Habitat
    Espalhados ou em pequenos grupos no solo ou em duff de madeira de lei / madeira de coníferas; frutificação do meio ao final do inverno.
  • Comestibilidade
    ComestívelComestível, mas sem textura.
  • Comentários
    Relativamente incomum e discreto, este fungo coral monótono é facilmente esquecido. Espécimes frescos podem ter um atraente tom lilás, mas geralmente são cinzentos ou marrons. Clavulina cristata é uma prima esbranquiçada que frutifica abundantemente sob o pinheiro. Os dois compartilham uma forma de crescimento semelhante, ou seja , ramos que tendem a ser achatados apicamente. Curiosamente, espécimes de ambas as espécies podem ser encontrados com pontas de galhos pontiagudos ou arredondados, e alguns autores teorizam que essa "discoteca" pode ser causada por um fungo parasitador. Várias espécies pequenas de Ramaria se assemelham a Clavulina cinerea , mas podem ser distinguidas por seus basídios com 4 esporos.
  • Referências
    Breitenbach, J. & Kränzlin, F. (1986). Fungos da Suíça. Volume 2: Fungos não branqueados. Verlag Mykologia: Luzern, Suíça. 412 p.
    Coker, WC
     (1974). Cogumelos Club e Coral (Clavarias) dos Estados Unidos e Canadá. Dover Publications, Inc: Nova Iorque, NY. 209 p.
    Corner, EJH (1950). Uma monografia de Clavaria e gêneros aliados. Imprensa da Universidade de Oxford: Londres, Inglaterra. 740 p.
    Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
    Doty, MS (1944). Clavaria , a espécie conhecida do Oregon e do noroeste do Pacífico. Faculdade Estadual de Oregon: Corvallis, OR. 91 pág.