quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Clitocybe sclerotoidea


Clitocybe sclerotoidea
(Foto: © Michael Wood)

Clitocybe sclerotoidea (Morse) Bigelow
Mycologia 50: 46. 1958.
Nome comum: nenhum
Sinônimo: Tricholoma sclerotoideum Morse
  • Pileus
    Cap 1.0-3.0 (4.0) cm de largura, convexo, expandindo-se para quase plano, com ou sem um umbo baixo; margem quando jovem, às vezes sulcado-estriado ou ondulado, tomentoso, encurvado, na idade decurvada para plano, ocasionalmente elevada; superfície seca, opaca, glabra ou com fibrilas comprimidas, esta última marrom-acinzentada irregularmente sobre uma cor de fundo creme a cinza-clara; contexto branco, firme, com até 4,0 mm de espessura, imutável quando cortado; odor não distintivo; gosto suave.
  • Lamelas
    Brânquias adnadas, largamente entalhadas em subdecorrentes, próximas, tornando-se subdistantes na maturidade, relativamente amplas, de creme a bronzeado; lamelas até 2 séries.
  • Stipe
    Stipe 1,0-4,0 (6,0) cm de altura, 4,0-8,0 mm de espessura, igual ao clavato, sólido, de cor creme; superfície do ápice, porção inferior e frouxamente coberta com fibrilas, às vezes discretamente pubescente, a base tipicamente fundida com outros esporocarpos, resultante de um esclerócio incrustado de sujeira; véu parcial ausente.
  • Esporos
    Esporos 7,5 x 10,0 x 3,0-3,5 µm, elipsóide a subfusóide (em forma de eixo), apêndice hilar liso, de paredes finas e hilar não conspícuo, inamilóide; esporos amarelo-creme em depósito.
  • Habitat
    Em aglomerados cespitosos, raramente solitários, crescem a partir dos restos podres de Helvella lacunosa ; frutificação do meio ao final do inverno.
  • Comestibilidade
    Desconhecido, insignificante.
  • Comentários
    Um hábito de frutificação incomum, nos restos deteriorados de Helvella lacunosa , ajuda a distinguir esse pequeno cogumelo monótono. As mudas tipicamente agrupadas crescem a partir de um esclerócio, uma massa de tecido parcialmente diferenciado que inclui restos de estipe de uma Helvella lacunosa . Estes são melhor visualizados seccionando um esclerócio. Membros do grupo Collybia racemosa , C. tuberosa também frutificam com cogumelos apodrecidos, mas são frutos menores e menos robustos de um esclerócio do tamanho de grãos, e não ocorrem com Helvella lacunosa . Collybia racemosa é particularmente distinta por ter um estipe com galhos laterais delgados. Compare também com Inocybe geophylla, um cogumelo esbranquiçado de tamanho semelhante às vezes encontrado sob pinheiro de Monterey ( Pinus radiata ) com Helvella lacunosa . Este último é separável por um odor espermático, uma impressão de esporos marrom-opaca e um véu de fibrilose esparso.
  • Referências
    Bigelow, Howard E. (1982). Espécies norte-americanas de Clitocybe . Parte IJ Cramer: Vaduz, Liechtenstein. 280 p.
    Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
    Morse, EE (1943). Estudo de um novo Tricoloma . Mycologia 35: 573-581. Protólogo )
    Trappe, JM (1972). Parasitismo de Helvella lacunosa por Clitocybe sclerotoidea . Mycologia 64: 1337-1340.