Inocybe insinuata
(Foto: © Fred Stevens)
Inocybe insinuata
N. Amer. Fl. 10 (4): 252. 1924.
N. Amer. Fl. 10 (4): 252. 1924.
Nome comum: nenhum
Nome incorreto : Inocybe geophylla (Sowerby: Fries) Kummer
- PileusTampão de 2 a 4 cm de largura, cônico e convexo, finalmente quase plano com um umbo baixo, a margem tendendo a se dividir em clima seco; fibrilose inata (sedosa), úmida na superfície, branca a pálida, geralmente manchada de marrom; carne fina, pálida, imutável; odor espermático; gosto indistinto.
- LamelasBrânquias associadas a anexas, moderadamente largas, fechadas e pálidas, tornando-se castanho claro com a idade.
- StipeStipe 2,5-5,0 cm de altura, 0,3-0,6 cm de espessura, igual ao afunilamento para baixo, às vezes com um pequeno bulbo basal; superfície branca a pálida, úmida, finamente tomentosa no ápice, fibrilose comprimida abaixo; palidez da carne imutável; fibrilose do véu, formando uma zona anular peluda superior, logo desaparecendo.
- EsporosEsporos 7,5-9 x 4,5-5 µm, elíptico, liso; impressão de esporos marrom.
- HabitatEspalhados a gregários em bosques de coníferas, especialmente comuns sob pinheiros e abetos de Douglas ( Pseudotsuga menziesii ); frutificação do final do outono ao meio do inverno.
- ComestibilidadeDesconhecido, mas o I. geophylla semelhante é tóxico, contendo muscarina.
- ComentáriosInocybe insinuata pertence a um complexo de espécies semelhantes que historicamente foi reconhecido como Inocybe geophylla , uma espécie européia. O verdadeiro I. geophylla provavelmente não ocorre na Califórnia. Inocybe insinuata foi descrito sob pinheiros de Berkeley e é uma das espécies mais comuns desse complexo. Inocybe multifolia é uma espécie esbranquiçada semelhante, conhecida das montanhas da Sierra Nevada. Uma espécie semelhante, mas não descrita, é mais robusta e cresce com carvalhos no litoral da Califórnia. Inocybe pudica também é semelhante, mas mancha vermelho quando machucado. Existem vários outros pequenos cogumelos brancos que podem ser confundidos com I. insinuata , incluindoAlboleptionia sericella , Marasmiellus candidus e algumas espécies de Hygrohorus . Nenhum, no entanto, possui a combinação de caracteres acima, juntamente com esporos marrons e um odor espermático. Inocybe lilacina , também encontrado em nossa região, é um primo lilás considerado por alguns micologistas uma variedade de I. geophylla .
- ReferênciasAmmirati, JF, Traquair, JA e Horgen, PA (1985). Cogumelos venenosos do norte dos Estados Unidos e Canadá. Imprensa da Universidade de Minnesota: Minneapolis, MN. 396 p.
Cripps, CL (1997). O gênero Inocybe em Montana Aspen Stands. Mycologia 89: 670-688.
Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
Kauffman, CH (1924). Inocybe . N. Am. Flora 10 (4): 227-260. ( Protólogo )
Kobayashi, Takahito (2002). Os estudos taxonômicos do gênero Inocybe . Nova Hedwigia Beiheft 124. J. Cramer: Berlim. 246 p.
Kuyper, Thomas W. (1986). Uma revisão do gênero Inocybe na Europa. I. Subgênero Insperma e as espécies de sub-gênero do subgênero Inocybe . Rijksherbarium: Leiden, Holanda. 247 p.