Inocybe pudica
(Foto: © Fred Stevens)
Inocybe pudica Kühner
Ann. Sci. Franche-Comté 2: 26. 1947.
Ann. Sci. Franche-Comté 2: 26. 1947.
Nome comum: nenhum
- PileusCap 2.0-4.0 (5.0) cm de largura, primeiro obtuso-cônico, depois convexo, para convexo-umbonato, expandindo-se para plano-convexo, geralmente com um umbo baixo; margem encurvada na juventude, depois decurvada para nivelar, estimular em condições secas; superfície à primeira glabra, tornando-se fibrilose sedosa, descolorindo o laranja-avermelhado com o tempo e a idade; contexto 2-3 mm de espessura, branco, macio, levemente rosado quando cortado; odor espermático; gosto suave.
- LamelasBrânquias fecham, anexadas a entalhes com um dente recorrente, às vezes continuando como linhas no ápice do estipe; brânquias pálidas na juventude, amadurecendo marrom-sujo, 4-8 mm de largura, ocasionalmente cor de laranja-avermelhado; bordas com franjas minuciosas (use lentes de mão), mais leves que os rostos; lamelas em três a quatro séries.
- StipeEstipe de 2,0-4,0 (6,0) cm de comprimento, 0,5-0,8 (1,0) cm de espessura, igual a inchado na base, redondo, sólido, ocasionalmente com um vazio estreito no ápice; cor de superfície creme, o terço superior pruinoso, a porção inferior estria levemente a escamas infrequentemente finas, descolorindo como a tampa, avermelhada a laranja-avermelhada; contexto creme, levemente rosado quando cortado; cortinato de véu parcial, o anel ausente ou constituído por uma fina zona de fibrilose no meio do estipe.
- EsporosEsporos 7,5-10,0 x 4,5-5,0 µm, liso, paredes finas, elíptico na face, inequilateral com um lado achatado e curvado no perfil; apêndice hilar discreto; esporos marrom-escuro em depósito.
- HabitatNo solo, espalhado a gregário sob coníferas, raramente com madeiras duras; frutificação após o outono chove até o meio do inverno; ocasional.
- ComestibilidadeVenenoso, contém a toxina muscarina.
- ComentáriosO nome comum "Blushing Inocybe " descreve adequadamente esse Inocybe , mas não é o único Inocybe branco que fica avermelhado com a idade. Pertence a um grupo de espécies taxonomicamente emaranhadas que inclui Inocybe pudica , I. armeniaca e I. godeyi . De acordo com Inocybe especialista Dr. Brandon Matheny, Inocybe armeniaca (= I. whitei f. Armeniaca (Huijsman) Kuyper), é menor do que I. pudica (= I. whitei B. & Br. (Sacc.) F. Whiteisensu Kuyper), a tampa com menos de 2,5 cm de largura, em comparação com até 4 cm no último, e ocorre geralmente com o choupo ( Populus spp.), em oposição à maioria das coníferas. Para complicar, Inocybe armeniaca e Inocybe pudica são consideradas variantes de espécies morfológicas isoladas na Europa. Na falta de acordo taxonômico, o epíteto da espécie I. pudica , um nome familiar para muitos usuários, é usado aqui. Além dos táxons acima, outro pálido Inocybe que avermelha é I. godeyi . Difere de Inocybe pudica em possuir uma tampa mais fibrilosa, ligeiramente ocre, um estipe pruinoso em todo o comprimento, a base mais bulbosa e geralmente marginal e uma preferência por madeiras duras.
- ReferênciasAmmirati, JF, Traquair, JA e Horgen, PA (1985). Cogumelos venenosos do norte dos Estados Unidos e Canadá. Imprensa da Universidade de Minnesota: Minneapolis, MN. 396 p.
Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
Grund, DW e Stuntz, DE (1981). Nova Escócia Inocybes. VI Mycologia 73 (4): 655-674.
Kuyper, TW (1986). Uma revisão do gênero Inocybe na Europa. I. Subgênero Insperma e as espécies de sub-gênero do subgênero Inocybe. Rijksherbarium: Leiden, Holanda. 247 p.
Nishida, FH (1987). O gênero Inocybeno sul da Califórnia (Agaricales, Basidiomycetes). Tese de mestrado. Universidade Estadual da Califórnia, Los Angeles: Los Angeles, CA. 315 p.
Stangl, J. (2011). O gênero Inocybe na Baviera. Impressão e cópia do NuAge: Burnley, Reino Unido. 344 pág.