domingo, 12 de janeiro de 2020

Laccaria fraterna

Laccaria fraterna


Laccaria fraterna
(Foto: © Michael Wood)

Laccaria fraterna (Cooke & Massee) Pegler
Austrália Journ. Robô. 13: 332. 1956.
Nome comum: nenhum
Sinônimo: Laccaria lateritia Malençon
Nome incorreto : Laccaria laccata
  • Pileus
    Tampão 1,5-4 cm de largura, convexo, geralmente com a idade, o disco às vezes ligeiramente deprimido para umbilicado; margem curvada a princípio, estriada finamente quando úmida, ocasionalmente elevada na maturidade; superfície higiênica, lisa a fibrilosa inata, marrom avermelhado desbotando a marrom-amarelado, às vezes com uma faixa marginal mais escura; carne fina, colorida como a touca úmida; odor levemente fúngico; gosto suave.
  • Lamelas
    Brânquias adnadas a subdecorrentes, moderadamente largas com lamelas alternadas, intervenosas, rosadas a cor de carne.
  • Stipe
    Furto de 1,5 a 5 cm de altura, 2-5 mm de espessura, frágil, oco, cartilaginoso, redondo, às vezes achatado; igual a afinar em uma base ligeiramente aumentada; superfície de fibrilose pálida a branca sobre um fundo marrom-vináceo, com idade mais grossa do que as fibrilas e depois o micélio branco emaranhado na base; carne opaca marrom-vinácea, imutável; véu ausente.
  • Esporos
    Esporos 8-10,5 x 7,5-9 µm, subglobos a amplamente elípticos, espinhosos, não amilóides; impressão de esporos em branco.
  • Habitat
    Espalhados a gregários sob eucalipto , acácia e outras árvores ornamentais; frutificação do meio ao final do inverno.
  • Comestibilidade
    Desconhecido.
  • Comentários
    A laccaria fraterna é caracterizada por um boné marrom-avermelhado com uma margem finamente estriada que logo desbota em brânquias marrom-avermelhadas, rosa-polpa e um estipe de fibrilose com micélio branco emaranhado na base. Segundo Mueller, acredita-se que a Laccaria fraterna seja uma espécie introduzida e está associada a árvores ornamentais como o eucalipto . Microscopicamente, Laccaria fraterna é uma das únicas três espécies de Laccaria com dois esporos. Por muitos anos, esse cogumelo era conhecido localmente como Laccaria laccata, mas essa espécie possui 4 esporos e das duas variedades de Laccaria laccata , apenas L. laccata var. pallidifolia é comum.
  • Referências
    Bas, C., Kyper, TW, Noordeloos, ME & Vellinga, CE (1995). Flora Agaricina Neerlandica - Monografias críticas sobre as famílias de agáricos e boletos que ocorrem na Holanda. Volume 3. Tricholomataceae. AA Balkema: Roterdã, Holanda. 183 p.
    Bougher, NL e Syme, K. (1998). Fungos do sul da Austrália. Imprensa da University of Western Australia: Nedlands, Austrália. 391 p.
    Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
    Mueller, GM (1992). Sistemática de Laccaria(Agaricales) nos Estados Unidos continentais e no Canadá, com discussões sobre taxa extralimital e descrições de taxa existente. Museu de História Natural: Chicago, IL. 192 p.