sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Lactarius kauffmanii

Lactarius kauffmanii


Lactarius kauffmanii
(Foto: © Fred Stevens)

Lactarius kauffmanii var. Kaufmanii Hesler & AH Sm.
Espécies norte-americanas de Lactarius: 351. 1979.
Nome comum: nenhum
  • Pileus
    Tampão 50-100 (125) mm de largura, convexo, quase plano na idade, às vezes com um disco comprimido; margem encurvada, encurvada para nivelar, para levemente elevada; viscoso da superfície quando úmido, marrom sujo, com listras de fibrilas mais escuras, margem mais clara, as últimas ocasionalmente zonadas; contexto esbranquiçado, imutável, macio na maturidade, até 15 mm de espessura perto do disco, afinando gradualmente em direção à margem; odor fúngico a ácido; gosto latente acre.
  • Lamelas
    Brânquias adnadas, raramente com um dente recorrente, fechadas, às vezes bifurcadas no disco, de cor creme, tornando-se alaranjadas, com até 7 mm de largura; brânquias de coloração branca em látex opaco marrom alaranjado, secando cinza oliva; lamelas em até quatro camadas.
  • Stipe
    Estipe 50-110 x 15-25 mm de largura, mais ou menos cilíndrico, afilando-se abaixo, às vezes com uma ponta pontiaguda, oca, quebradiça; superfície glabra, viscosa quando úmida, irregular para scrobiculate, concolor com as brânquias, isto é, laranja-amarelada, sangrando um látex branco que escurece o estipe para marrom alaranjado opaco quando lesionado; véu parcial ausente.
  • Esporos
    Esporos 7,5-9,5 x 6,5-8,0 µm, incluindo ornamentação, subglobosa a amplamente elipsóide, ornamentação um retículo parcial a quase completo, amilóide; esporos brancos a creme em depósito.
  • Habitat
    Espalhados a gregários em madeiras de madeira e coníferas; frutificação do outono ao meio do inverno ao longo da costa; comum.
  • Comestibilidade
    Desconhecido; apimentado.
  • Comentários
    Este Lactarius é reconhecido por seu tamanho médio, uma tampa marrom sombria viscosa e brânquias e estipe contrastantes de laranja; O látex branco, que mancha o tecido branquial, fica marrom alaranjado e seca o cinza oliva, também é um personagem de identificação útil. Lactarius kauffmanii var. sitchensis conhecido apenas na coleção de tipos sob o abeto Sitka difere por possuir uma impressão de esporos amarelada e uma tampa viscosa marrom escura com tons amarelados. Lactarius kauffmanii var. kauffmanii pode ser confundido com outro Lactarius marrom viscoso L. pseudomucidusEste último, no entanto, possui brânquias que são esbranquiçadas a amarelo-creme, não laranja alaranjada e um estipe marrom. Outro Lactarius colorido, com tampa pegajosa L. argillaceafolius var. o megacarpo , freqüentemente encontrado em carvalhos, é mais robusto em estatura e difere em ter um estipe seco e não-scrobiculado e látex amarelo-claro.
  • Referências
    Bessette, AE, Harris, DB e Bessette, AR (2009). Cogumelos com leite da América do Norte: um guia de campo para o gênero Lactarius. Imprensa da Universidade de Siracusa: Syracuse, NY. 298 p.
    Hesler, LR & Smith, AH (1979). Espécies norte-americanas de lactário . Imprensa da Universidade de Michigan: Ann Arbor, MI. 841 p. Protólogo )
    Methven, AS . (1997). Os Agaricales (fungos branqueados) da Califórnia. 10. Russulaceae II. Lactarius . Mad River Press: Eureka, CA. 79 p.
    Methven, AS (1998). Lactarius na Califórnia e além: Introdução aos subgêneros e espécies de Lactarius na Califórnia. Publicação privada: Charleston, IL. 22 p.
    Siegel, N. & Schwarz, C. (2016). Cogumelos da costa da sequóia vermelha. Imprensa de dez velocidades: Berkeley, CA. 601 p.