quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Mycena californiensis

Mycena californiensis


Mycena californiensis
(Foto: © Michael Wood)

Mycena californiensis (Berkeley e Curtis) Saccardo
Syll. Fung. 5: 255. 1887.
Nome comum: nenhum
Sinônimo: Mycena elegantula Peck
Nome incorreto: Mycena sanguinolenta
  • Pileus
    Tampão 0,7-2,0 cm de largura, cônico, campanulado em idade, a margem estriada a ligeiramente ondulada; superfície lisa, marrom-alaranjada no disco, mais pálida na margem; carne fina, marrom-avermelhada, exalando suco avermelhado quando lesionada; odor e sabor suave.
  • Lamelas
    Brânquias adnadas, subdistantes, moderadamente largas, brancas, às vezes com rubor avermelhado, as bordas marrom-avermelhadas.
  • Stipe
    Furto de 2-7 cm de comprimento, 1-2 mm de espessura, delgado, frágil, oco; igual, com cabelos brancos na base; superfície lisa, concolor com a tampa; carne exalando um suco avermelhado quando cortada; véu ausente.
  • Esporos
    Esporos 7,5-9 x 4-4,5 µm, elíptico, liso, ligeiramente amilóide; impressão de esporos em branco.
  • Habitat
    Gregário nas tropas de madeira, especialmente carvalhos ( Quercus ); frutificação do final do outono ao início do inverno.
  • Comestibilidade
    Desconhecido.
  • Comentários
    As micenas estão entre os primeiros cogumelos a frutificar e um dos mais comuns no carvalho é o Mycena californiensis . É reconhecido por um boné marrom-avermelhado, brânquias marginadas, uma base de pêlo que sangra o suco avermelhado e o hábito do carvalho. Várias outras Mycenas se assemelham a esta espécie, incluindo Mycena purpureofusca , uma forma de Mycena haematopus com brânquias e M. sanguinolenta . Mycena purpureofusca distingue-se por uma tampa marrom-roxa, não marrom-alaranjada, um estipe que não sangra suco avermelhado e uma preferência por frutificar em pinhas (às vezes enterradas). Mycena haematopustambém possui um gorro de cor diferente, vináceo a marrom-rosado, em vez de marrom-avermelhado, possui uma margem distinta recortada e com pelos peludos e é encontrado em madeira podre. Mycena sanguinolenta é muito semelhante a M. californiensis e até recentemente era o nome usado para esse táxon. No entanto, de acordo com Brian Perry, que monografa as Micenas da Califórnia, Mycena sanguinolenta é uma espécie distinta que difere de M. californiensis microscopicamente e na preferência de substrato. Acredita-se que seu substrato de frutificação seja madeira podre e detritos do abeto de Douglas e da sequóia vermelha. Perry também determinou que Mycena elegantula, um nome que foi aplicado na Califórnia a Mycenas branqueadas com capota de vinagre, é sinônimo de Mycena californiensis .
  • Referências
    Breitenbach, J. & Kranzlin, F . (1991). Fungos da Suíça. Volume 3: Boletes e Agáricos (1ª Parte). Strobilomycetaceae, Boletaceae, Paxillaceae, Gomphidiaceae, Hygrophoraceae, Tricholomataceae, Polyporaceae (lamelada). Verlag Mykologia: Luzern, Suíça. 361 p.
    Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
    Perry, Brian A. e Desjardin, Dennis E. (1999). Mycena californiensis Ressuscitado. Mycotaxon 70: 87-89.
    Perry, Brian A. (2002). Uma investigação taxonômica de Mycena na Califórnia. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de São Francisco: San Francisco, CA. 157 p. PDF )
    Smith, Alexander H. (1947). Espécies norte-americanas de Mycena . Imprensa da Universidade de Michigan: Ann Arbor, MI. 521 p. PDF )