sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Mycena citrinomarginata

Mycena citrinomarginata


Mycena citrinomarginata
(Foto: © Fred Stevens)

Mycena citrinomarginata Gillet
Hyménomycètes: 266. 1876
Nome comum: nenhum
  • Pileus
    Tampão (5) 10-20 mm de largura, obtuso-cônico, geralmente na idade, às vezes campanulado, geralmente com um umbo baixo; margem decurvada, inteira na juventude, ocasionalmente se tornando crenata ou erodida; superfície úmida, glabra, higroscópica, estriada translúcida para estratificada para próxima ao disco, esta com uma dispersão esparsa quando jovem, de cor marrom, marrom amarelado, amarelo, mais escuro no disco, desaparecendo com a idade; contexto fino, aproximadamente 1 mm de espessura, lustroso a marrom aquoso; odor e sabor raphanoid.
  • Lamelas
    Brânquias fecham, ascendendo-adnadas a ligeiramente entalhadas, descendo o ápice do estipe a uma curta distância como linhas; até 3 mm de largura, bronzeado acinzentado claro, amadurecendo de bege a castanho pálido, às vezes com idade intermediária, bordas marginadas, marrom rosado, marrom claro, a amarelado; lamelas em até duas séries.
  • Stipe
    Estipe 10-40 x 1-1,5 mm de espessura, frágil, cilíndrico, ligeiramente aumentado na base, oco na idade, superfície do ápice discretamente pruinosa, estriada nas bordas branquiais, em outras partes glabras ou com fibrilas inatas, bronzeado rosado sujo, mais escuro na direção a base, esta coberta esparsamente com pêlos brancos e macios; véu parcial ausente.
  • Esporos
    Esporos 8-12,5 x 4-5,5 µm, elipsóide, liso, paredes finas, apêndice hilar não conspícuo, amilóide; esporos brancos em depósito.
  • Habitat
    Espalhados a gregários em áreas gramadas urbanas, por exemplo, gramados, cemitérios etc .; na grama em áreas de infiltração montana; também em florestas costeiras mistas e na Sierra Nevada; relatado sob abeto Sitka ( Picea sitchensis ), pinheiro de pinheiro ( Pinus contorta ) e abeto branco ( Abies concolor ), bem como em madeiras de lei; frutificação após chuvas caídas ao longo da costa e após derretimento de neve na Serra Nevada; ocasional ou localmente comum.
  • Comestibilidade
    Desconhecido.
  • Comentários
    Mycena citrinomarginata é uma espécie semelhante a camaleão, variando na cor do amarelo ao marrom e habitando desde a grama até a floresta. Se essas diferenças são genéticas e representam ecótipos (três variedades foram descritas) ou respostas a fatores ambientais, é um assunto em debate. A descrição acima se encaixa no que é mais comumente encontrado na área da baía de São Francisco, onde frutifica em áreas gramadas, geralmente perto de árvores. Neste habitat, é caracterizada por capas cônicas e obtusas que são marrons no disco, sombreando com uma margem mais clara e bordas branquiais que são do marrom rosado ao marrom claro. Um odor de rabanete também é uma marca de campo útil. As formas montanas têm tipicamente uma tampa amarelada e brânquias amareladas, a base do epíteto da espécie. Para complicar as coisas, é outra Micena ,M. olivaceomarginata . Com cores de tampa que se sobrepõem às de Mycena citrinomarginata e micromorfologia semelhante, pode ser inespecífico. Se confirmado por estudo molecular, M. citrinomarginata , um nome antigo, tem prioridade. Nas florestas costeiras e montanhosas, os frutos amarelados de Mycena citrinomarginata devem ser comparados com M. epipterygia , uma espécie de calota amarelada a amarelo-olivácea que possui calota viscosa, não úmida e brânquias não marginadas. A forma marrom de Mycena citrinomarginata tem uma semelhança com um número de Mycenas florestais, talvez o mais semelhante, Mycena galopusNo entanto, falta brânquias marginadas, um odor de rabanete e exala um suco leitoso na base do estipe quando ferido.
  • Referências
  • Aronsen, A. & Læssøe, T. (2016). Gênero Mycena sl Sociedade Dinamarquesa de Micologia: Copenhague, Dinamarca. 373 p.
    Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
    Knudsen, H. & Vesterholt, J. ed. (2008). Funga Nordica: gêneros agaricoides, boletoides e cifelóides. 965 p.
    Knudsen, H. & Vesterholt, J. ed. (2012). Funga Nordica: gêneros agaricoides, boletoides, clavarioides, cifelóides e gastróides. Vol. 1. 511 p.
    Perry, BA (2002). Uma investigação taxonômica de Mycena na Califórnia. Tese de mestrado. Universidade Estadual de São Francisco: San Francisco, CA. 157 p. PDF )
    Robich, G. (2006). Uma chave revisada para as espécies da seção Mycena Fragilipedes do Hemisfério Norte. Persoonia 19 (1): 1-34.
    Robich, G. (2003). Mycena D'Europa. Associazione Micologica Bresadola: Trento, Itália. 728 p.
    Smith, AH (1935). Estudos no gênero Mycena. I. American Journal of Botany 22 (10): 858-877.
    Smith, AH (1947). Espécies norte-americanas de Mycena . Imprensa da Universidade de Michigan: Ann Arbor, MI. 521 p. PDF )