quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Pimenta dioica

Pimenta dioica


Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPimenta dioica
pimenta dioica
Folhas e frutos da pimenta-da-jamaica.
Folhas e frutos da pimenta-da-jamaica.
Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Subclasse:Rosidae
Ordem:Myrtales
Família:Myrtaceae
Subfamília:Myrtoideae
Tribo:Myrteae
Género:Pimenta
Espécie:P. dioica
Nome binomial
Pimenta dioica
(L.Merr.
Sinónimos
Pimenta dioica (popularmente conhecida como pimenta-da-jamaica) é uma espécie de árvore que chega a medir 10 metros, da família das mirtáceas. Os seus frutos secos são utilizados como condimento, combinando facilmente com outras especiarias e conferido um odor semelhante a um misto de canelapimenta negra e noz moscada.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Tal espécie de árvore possui casca lisa e acinzentada, folhas coriáceas, flores em cimeiras axilares e frutos bacáceos. Nativa da América Central e Caribe, sua madeira é própria para o fabrico de bengalas, e a casca, os frutos e as sementes são estimulantes, carminativos, aromáticos e sucedâneos da pimenta-do-reino. Também é conhecida pelos nomes de murta-pimenta, pimenta e pimenta-de-coroa.
As folhas desta árvore têm aplicações medicinais (ex.: em males ginecológicos ou como analgésico) e no fabrico de cosméticos e perfumes. A madeira utiliza-se para construção de móveis e de edifícios rurais. As flores são úteis para a produção de mel e as árvores para o ensombramento de cafezais, como cercas vivas ou como ornamentais. É nativa dos neotrópicos aos quais se restringe a sua distribuição actual (MéxicoBelizeEl SalvadorGuatemalaHondurasNicaráguaCuba e Jamaica).

Culinária[editar | editar código-fonte]

O seu sabor é bastante apreciado e lembra a combinação de canelanoz-moscada e cravo-da-índia. O interior dos frutos contém duas sementes que depois de beneficiadas dão um sabor especial às conservas, e servem para condimentação de carnes e mariscos. A pimenta-da-jamaica branca é ideal para carnes brancas, maioneses e molhos brancos, por ser mais suave. A preta é indicada para carnes vermelhas. A pimenta moída serve para aromatizar bolos, biscoitos, pudins, carnes, sopas e molhos. A Jamaica é o maior produtor com cerca de 70% da produção mundial.

Notas

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Badillo, G. B. et al.2004. Árboles multiusos nativos de Veracruz. Para reforestación, restauración y plantaciones. Xalapa, Veracruz, México: Instituto de Ecología, A. C.