segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Vanda cristata

Vanda cristata

Vanda cristataDistribuição e habitat: Vanda cristata é uma espécie epifítica de tamanho médio e monopodial (cresce a partir de um único tronco na vertical), nativa de altitudes entre 1200-2300m (4000-7500 pés) nos Himalaias (Garhwal ao Butão), Tibete e Assam ( Khasia) florestas úmidas. Essas plantas crescem em árvores cobertas de musgo em uma área com muita luz e uma estação seca distinta no inverno.
Descrição: Ao contrário da maioria das outras orquídeas epífitas, a Vanda cristata tem um caule único com até 60 cm de altura, subindo de um tufo de raízes e não possui pseudobulbos. As raízes aéreas grossas e carnudas são frequentemente produzidas no caule e podem ficar penduradas na parte externa do recipiente em que a Vanda cristata interna é plantada.
As folhas de couro verde pálido que têm a forma de uma cinta crescem ao longo do caule. O caule carrega folhas opostas, arqueadas e profundamente canalizadas, com 13 a 18 cm de comprimento e 1-2 cm de largura, com pontas de bojo levemente dentadas. Os caules de flores com 10 a 15 cm de comprimento que aparecem nas axilas das folhas na primavera e no verão exibem até sete flores de cera com cerca de 5 cm de diâmetro. Esses caules de flores podem aparecer entre cada terceira folha ou mais. Cada caule produz várias flores perfumadas que duram várias semanas até dois meses. Sépalas e pétalas são de verde amarelado a amarelo cremoso. O lábio verde e amarelo curto e oblongo tem linhas vermelhas roxas profundas perto da base e possui três lóbulos.
Cuidados com as plantas domésticas: a Vanda cristata pode florescer 2 ou 3 vezes por ano, desde que sejam atendidas. Eles podem florescer em qualquer época do ano, com as flores mais pesadas da primavera e do verão. A luz brilhante e as noites frias brilharão.
Vanda cristata é um desafio para crescer e florescer.
Luz: dê à Vanda cristata uma luz filtrada brilhante o tempo todo. Ele precisa de muita luz o ano todo para fazê-lo crescer e florescer. Complemente a luz do dia com iluminação artificial no inverno, se possível. Coloque orquídeas cerca de 20 cm (8 pol.) Sob a luz por 14 a 16 horas por dia, permitindo várias horas de escuridão à noite.
Temperatura: As temperaturas normais da sala são ideais durante todo o ano, 21-29 ° C (70-85 ° F). Uma temperatura noturna cerca de 10 ° C (18 ° F) abaixo do nível diurno é desejável para acionar botões de flores, no entanto.
Para garantir a umidade adequada (50-80% de umidade relativa), é uma boa idéia colocar vasos em bandejas de seixos úmidos e borrifar as plantas diariamente. Alta umidade e boa circulação de ar são essenciais. Vanda cristata gosta de ar que flui livremente como em seu habitat nativo de árvores. Coloque-o onde haverá bastante circulação de ar. Os ventiladores são bons, mas mantenha essas orquídeas longe dos ventiladores de calor ou de ar condicionado.
Rega: Regue abundantemente o tempo todo, nunca permitindo que a mistura para envasamento seque. Não deixe as panelas na água, no entanto.
Alimentação: Aplique fertilizante líquido padrão com meia força nessas orquídeas com todas as outras regas. Aplique o fertilizante durante todo o ano.
Envasamento e repotting: Use qualquer mistura recomendada para orquídeas epifíticas. Uma tal mistura de envasamento pode ser feita a partir de duas partes de fibra osmunda ou casca triturada a uma parte de musgo de esfagno à qual pode ser adicionada uma aspersão leve, é claro, de farinha de osso pelo seu valor nutritivo a longo prazo. Se a mistura para envasamento incluir material fibroso, use apenas grandes pedaços de fibra. Isso é necessário para uma boa drenagem, pois há muitos fragmentos de panela de barro e pedaços de carvão na mistura. A vanda cristata é melhor cultivada em vasos com um comprimento de caule de samambaia ou galho estreito na mistura para fornecer um suporte para as raízes aéreas. Coloque a planta no meio do recipiente e certifique-se de que a base do caule não esteja enterrada na mistura. Move Vanda cristataem vasos ligeiramente maiores a cada primavera. Esta orquídea prefere vasos de barro ao plástico porque o barro respira, permitindo que o ar chegue às raízes da orquídea. Quando o tamanho máximo do vaso for atingido, corte essas plantas para propagação.
Propagação: O objetivo da propagação da Vanda cristata é principalmente reduzir o tamanho de uma amostra grande demais. Para fazer isso, corte o caule em qualquer ponto desejável acima do qual haja muitas raízes aéreas. Mergulhe o corte por duas horas para tornar as raízes aéreas flexíveis antes de plantar em uma panela pequena da mistura padrão de envasamento. Coloque a base cortada do caule com cerca de 5 cm de profundidade na mistura e tente enterrar algumas das raízes aéreas também. Se qualquer uma dessas raízes se romper, corte-a bem acima da ruptura e insira a extremidade cortada na mistura. Apoie o corte piquetando-o.
Durante as primeiras seis semanas, regue apenas com moderação (permitindo que a mistura do vaso seque quase completamente entre as regas) e não se alimente.
Problemas: Os problemas com as orquídeas Vanda cristata geralmente estão relacionados à luz e umidade insuficientes ou à rega inadequada.
Folhas moles ou amarelas são frequentemente um sintoma de excesso de água. Lembre-se de Vanda cristata é de natureza epífita: suas raízes são banhadas em umidade e lavadas com água da chuva, penduradas ao ar livre. Procure manter as raízes úmidas o tempo todo, mas não encharcadas, o que leva à podridão das raízes.
Manchas marrons na folhagem podem ser marcas de queimaduras da luz solar direta ou, mais provavelmente, doenças da mancha foliar.
Usos:  Vanda cristata é a espécie ideal para o cultivo em ambientes fechados. É melhor cultivada em uma cesta de ripas de madeira. O prazo de validade das flores cortadas de Vanda cristata dura de 15 a 60 dias.
As orquídeas Vanda cristata têm sido amplamente hibridizadas com orquídeas de diferentes gêneros.
RESUMO:
CARACTERÍSTICAS:
Folhagem - verde
Características - flores, fragrância
Forma - vertical
Altura: 60cm (24 polegadas)
CUIDADOS ADEQUADOS:
Rega no período de crescimento ativo - abundantemente
leve - luz filtrada
Temperatura no período de crescimento ativo - min 16 ° C máx 24 ° C (61-75 ° F)
Umidade - alta
Zona de resistência: 10b - 11
Vanda cristata - floresVanda cristata - botões de floresVanda cristata