terça-feira, 14 de julho de 2015

PTERIS



Pteris
NOME CIENTÍFICO: Pteris cretica.
Nota: Existem diversas variedades hortícolas desta samambaia, tais como:
Pteris cretica ‘Albo-lineata’, (Samambaia-prata)
Pteris  cretica ‘Mayii, (Pteris-estrela)

NOME POPULAR: Pteris.
FAMÍLIA: Pteridaceae.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: América Tropical.
PORTE: De 25 a 30 cm de altura.
FOLHAS: Sua folhagem é bastante ornamental, bonita e delicada. Os folíolos têm formato de lança, com bordas lisas, dentadas ou onduladas, a “Albo-lineata” tem uma faixa central prateada.
Pteris - Detalhe da folha
LUMINOSIDADE: Meia-sombra ou sombra.
Nota: Não suporta luz direta do sol nas horas mais quentes do dia. Se for cultivada na sombra precisa de bastante claridade.
ÁGUA: Aprecia substrato úmido, mas não encharcado, regar de forma moderada de 2 a 3 vezes por semana, com maior volume nos dias mais quentes e menos nos dias mais frios.

CLIMA: Quente e úmido. Não tolera frio intenso
PODA: Apenas retirada de folhas secas. Se a planta se expandir mais que o desejado, retire o excesso, preparando novas mudas.
CULTIVO: Prepare o substrato contendo 2 partes de composto orgânico (se tiver pedacinhos de gravetos e folhas semi-decompostas é melhor), 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de areia grossa de construção. Para cada 3 litros desta mistura acrescente 2 colheres de sopa de farinha de osso e 1 colher de carvão vegetal triturado.
FERTILIZAÇÃO: Não adube a planta nos primeiros 6 meses após o plantio, depois aplique a cada 6 meses fertilizante para plantas de interior (que é facilmente encontrado em gardens e supermercados). Use a metade da quantidade descrita na embalagem. Não coloque junto ao caule.
UTILIZAÇÃO: Fica maravilhosa em vasos e canteiros, de forma isolada ou fazendo composição com outras plantas.
PROPAGAÇÃO: É feita de forma fácil, pela divisão da planta, a touceira deve ser separada com cuidado, deixando sempre raízes nas novas mudas.