terça-feira, 14 de julho de 2015

Samambaias e afins...


(foto: blog sobretudonoir)
Uma amiga aqui do jardim pediu esse post, já faz um tempo...não encontrei o nome aqui, mas atendendo a pedidos dela, e de meio mundo, que como eu, a minha mãe, a Lis, ama samambaias!

Podem falar que tá fora de moda, que parece casa de vó, mas é lindo aquelas folhinhas verdes, dá um toque superleve ao jardim.

Segredos e truques para samambaias existem aos montes, mas comecemos pela mistura de solo. Ela deve ser leve, bem porosa e rica em matéria orgânica. Como essa daqui:

1 parte de terra comum
1 parte de composto orgânico( pode ser húmus de minhoca, compostagem caseira, fibra-de-coco( daquela mais fininha), ou vermiculita (nesse caso, use terra vegetal))
½ parte de areia média a grossa.

O vaso pode ser de plástico ou fibra-de-coco (deixe de molho na água antes de plantar), porque os xaxins, todos já sabem, vem de uma samambaia em extinção.

A rega deve ocorrer de 2-3x / semana, molhe todo o substrato por igual e retire o excesso de água do pratinho. Embora gostem de boa umidade, o encharcamento não é bom pra planta nenhuma!

Se a água for sem cloro, melhor ainda. Em dias mais quentes, borrife água nas folhas.

Elas gostam de locais frescos e úmidos, tipo uma varanda, embaixo de árvores, sem sol direto, no máximo elas podem receber o sol da manhã, e sem ventos fortes que ressecam e queimam as folhas (é o pior inimigo delas!).

Evite trocá-las muito de lugar, quando estiverem bem num cantinho, deixe-as lá quietinhas.

Na adubação evite adubos químicos granulados, nesse ponto elas são bem sensíveis. A cada 15 dias, use adubo líquido específico para elas. É só dissolver na água das regas, a maioria deles é rico em nitrogênio, falei da função dele aqui.

Em casa usamos mais adubos orgânicos, como a torta de mamona, o húmus de minhoca ou a compostagem. Use 1 colher(sopa) por vaso, misture delicadamente ao substrato e regue em seguida.

Geralmente as samambaias são bem resistentes a pragas, as mais comuns que aparecem são:

Pulgões: Aplique uma calda de fumo (receita e como usar aqui)

Cochonilhas: Use uma calda com óleo e detergente (receita e como usar aqui)

Lagartas: Apele para a catação manual mesmo, e dá-lhe olho clínico!)

Espere uns 4 dias depois da calda, e dê um banho de chuveirinho nelas, bastante água fria. No caso das avencas, tente o banho antes das caldas, porque são mais sensíveis..

Avós e mães são cheias de truques caseiros para samambaias, em casa minha mãe usa aquele líquido que solta da carne (ainda crua e sem temperos) dissolvido em 2 partes de água e usa nas regas dos vasos. Funciona realmente, temos vasos lindos a mais de 10 anos.

Em avencas, cascas de ovo moídas ao redor da planta, pregos enferrujados fincados no substrato, rega com água de molho de esponja de aço velha alternada com rega normal (esses eu nunca tentei!).

Agora, um guia rápido:

Folhas amarelas com pontas secandoPode ser: muita rega.
Reduza a quantidade de água, a aeração das raízes pode estar prejudicada.

Folhas amarelando por igual (toda a folha)Pode ser: muita luminosidade.
Encontre um local mais fresco e sombreado para seu vaso.

Folhas murchando aparentando seca.Pode ser: falta de rega.
Pegue o vaso e deixe-o submerso num tanque com água, até parar de sair bolhas, uns 2min, retire e deixe escoar o excesso.

Folhas secando por igual (não só as pontas).Pode ser: baixa umidade no ambiente.
Borrife água nas horas mais quentes do dia, use pratinhos com areia molhada embaixo dos vasos e corte as partes secas.

Partes secas na folhas, aparentando queima.Pode ser: muito vento com baixa temperatura e excesso de água.
Proteja seus vasos no inverno (samambaias gostam de calor) e diminua a freqüência de regas.

Todos os cuidados que eu falei aqui servem para avencas, samambaias e chifres-de-veado.