segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Cogumelo Ostra

pleurotus ostreatus

Descrição : Fungo da família dos Pleurotaceae, também é conhecido como Shimeji-preto.
O cogumelo ostra recebe este nome devido à sua aparência, similar à do molusco bivalve, seu primeiro nome latino, Pleurouts, descreve o seu padrão de crescimento, normalmente projetando-se lateralmente do tronco de uma árvore, enquanto o segundo, ostreatus, nome latino para ostra, aponta sua semelhança com o molusco.
O cogumelo ostra também se distingue dos demais fungos por ser carnívoro, aprisionando e digerindo nematoides para obter oxigênio. Os alemães foram os primeiros a cultivar o cogumelo ostra, no início dos anos 1900. Atualmente é cultivado no mundo todo e continua sendo o cogumelo selvagem favorito. O sabor é suave com ligeiro toque de anis, que pode ser devido ao seu conteúdo de benzaldeído.
Origem : Europa.
Curiosidade : Foi cultivado na Alemanha como medida de subsistência, durante a 1ª Guerra Mundial.
TABELA NUTRICIONAL:1 Xícara
Proteínas2,9g
Gorduras Totais0,4g
Gorduras Saturadas0g
Carboidratos5,2g
Fibras2g
Calorias28k
Princípios Ativos : O cogumelo ostra é um excelente fonte de niacina, ácido pantotênico, ferro, cobre e potássio. São boas fontes de vitaminas B6, fibras, riboflavina e zinco. Também contêm vários fitoquímicos bioativos, incluindo os betaglucanos.
Indicações : O betaglucano tem demostrado possuir atividade anticancerígena significativa. De acordo com o relatado em um artigo de 2009 no Nutrition Reviews, ele também ativa o sistema imunológico e tem um papel importante no metabolismo de gorduras, responsável pela diminuição dos níveis de colesterol no sangue. Estudos demonstraram que o cogumelo ostra possui lovastatina, uma gente que ajuda a baixar o nível de colesterol.
Cogumelo Ostra
Cogumelo Ostra -
pleurotus ostreatusCogumelo Ostra *
Cogumelo Ostra FotoCogumelo Carnívoro
Cultivo : A produção do shimeji-preto é feita em composto orgânico à base de serragem, farelo de arroz e/ou trigo e/ou soja, onde primeiramente é feita uma hidratação da mistura e a correção do pH por meio de calcário na sequência é feita uma esterilização para eliminação de concorrentes e depois a “semeadura” do fungo. O produto fica em repouso (corrida do micélio) por um período de tempo (75 dias) em local fechado e climatizado a 15 °C até o aparecimento dos frutos e sua colheita.
Este processo também é conhecido como cultivo axênico.
Conservação : Estes cogumelos podem ser conservados por 10 a 15 dias em refrigerador (4 °C). Geralmente, são embalados em bandejas de isopor (200g), recobertos por filme de PVC, ou em pequenas caixas de papelão. O Cogumelo in natura é muito mais sadio, pois não leva nenhum agente de branqueamento e conserva muito mais o seu sabor original.