segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

COPO DE LEITE

Zantedeschia aethiopica

O copo de leite é uma planta altamente tóxica e irritante, usada meramente como planta ornamental.
Descrição : Da Famíliadas Araceae, também conhecida como copo-de-leite, Cala-branca, Jarra, Jarro e Lírio-do-nilo.
Planta ornamental e perene, que habita em grandes extensões em deltas de rios e lagos.
Suas folhas são verdes brilhantes e suas flores são firmes e duráveis, grandes e de coloração branca, podendo variar varia entre 0,6-1,0 metros de altura.
Habitat : comum onde quer que exista água, cultivada como planta ornamental em zonas de clima temperado, devido às suas flores grandes e à facilidade com que se cultiva
Plantio : Pode-se multiplicá-los pelas mudas formadas junto ao rizoma da planta-mãe, sendo elas separadas após o florescimento. Precisa de muita luz, porém no verão não suporta sol direto
Origem : África do Sul.
Parte tóxica : Todas as partes da planta
Propriedades : Oxalato de Cálcio
Indicações : Puramente ornamental.
Tratamento: Evitar lavagem gástrica ou êmese.
Copo de Leite
Tratamento sintomático: Demulcentes (leite, clara de ovo, azeite de oliva,  bochechos com hidróxido de alumínio), analgésicos, antiespasmódicos, anti-histamínicos. Corticoides em casos graves.
Contato ocular: Lavagem demorada com água corrente, colírios antissépticos. Procurar um oftalmologista.
Toxicologia: Irritante mecânico por ingestão e contato (ráfides), dor em queimação, eritema e edema (inchaço) de lábios, língua, palato e faringe.  sialorréia, disfagia, asfixia. Cólicas abdominais, náuseas, vômitos e diarreia de ação intensa com congestão, edema, fotofobia, lacrimejamento, pode deixar a língua dormente, fazer a criança espumar e vomitar.