terça-feira, 23 de janeiro de 2018

ENDRO

Anethum graveolens.

Planta aromática, muito usada como condimento, o endro é muito bom para casos de cólicas e intestino irritável.
Descrição : Planta da família das Apiaceae, também conhecida como aneto, anega, dill, funcho-bastardo.
O endro é uma planta anual que cresce até aproximadamente 30 centímetros, num caule único e macio.
As sementes contêm um óleo rico em limoneno e carvone.
Parte utilizada: Folhas, flores, sementes.
Princípios Ativos: Óleo essencial (3-4%): anetol , carveol, carvona, cariofileno, limonina, felandrina, eugenol; terpineno; di-hidro-carvoneno; liminina; miristicina; cumarinas: escopoletina, esculetina, bergapteno, umbeliferona. Flavonoides: derivados do kenferol. Ácidos fenólicos: cafeico; clorogênico: ácidos graxos (10-20%); fitoesterois: b-sitosterol.
Propriedades medicinais: Antidiarréica, antiemética, antiespasmódica, anti-inflamatória, antisséptica, aperiente, aromática, carminativa, depurativa, digestiva, diurética, dispepsia, estimulante, estomáquica, galactagoga, hipnótica, laxante, resolutiva, supurativo.
Indicações: Aerofagia, ânsia de vômito, aumentar o leite das mães, cólica intestinal em recém-nascidos, em dietas sem sal (rico em sais minerais), digestão, dismenorreia, dispepsia, dor de dente, espasmos gastrointestinais, flatulências, fígado, furúnculo, gases, hiperacidez estomacal, insônia, inflamação dos olhos, limpeza e desinfecção de feridas, queimaduras e úlceras dérmicas, meteorismo, resfriado, soluços.
Nota: No norte da África se usa a decocção dos frutos como contraveneno.
Contraindicações/cuidados: Contraindicado o uso interno de óleo essencial durante a gravidez, lactância, para menores de seis anos e pessoas com gastrite, úlcera gastroduodenal, síndrome de intestino irritável, colite ulcerosa, enfermidade de Crohn, hepatopatia, epilepsia, mal de Parkinson e outras enfermidades. neurológicas. O óleo essencial pode causar fitofotodermatite (furanocumarinas). em doses elevadas é convulsivante.
Endro
Modo de usar:
- Decocção de uma colher de café de sementes em 250 ml de água por cinco minutos. Coar e tomar com suco de limão: solução.
- Decocção de duas colheres das de café de sementes em 250 ml de água. Coar e tomar 1 xícara das de chá antes de cada amamentação: favorecer a lactação, gases intestinais.
- Decocção de uma colher das de sopa de sementes: ânsia de vômito.
- Decocção de quatro colheres de café de sementes. Coar, adoçar com mel, beber antes das refeições: digestivo.
- Vinho: ferver em ¼ de litro de vinho tinto 1 colher de café da semente do endro, um pedaço de canela e uma colher de café de folha de eucalipto, durante 5 minutos. Abafar por 5 minutos e coar: resfriado.
- Infusão de 2 g de sementes em 100 ml de água por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia depois das refeições: cólicas, inclusive cólicas em bebês, acidez estomacal; insônia, flatulência.
- Infusão de 2 colheres de chá de sementes em 200 ml de água por 15 minutos. Adoçar com mel: cólica de crianças.
- Cosmética: clareia a pele, endurece as unhas e perfuma o hálito.
- Compressas do infuso das sementes: alivia inflamações oculares.
- Sementes ou folhas fervidas em azeite e colocado sobre furúnculos quente alivia a dor amadurecendo-os.
- Infusão de 5 a 10 g de sementes em um litro de água: em compressa para inflamações nos olhos de sementes.
- 10 g de sementes fervidas em azeite de oliva: aplicar ainda quente sobre furúnculos (amadurecer e aliviar a dor).
- Sementes: conservas de pepino e couve-flor.
- Folhas: ressaltam o sabor de peixes, aves, salada de batatas, molhos, manteigas aromáticas, pães, pastas de ricota e patês.
Endro FLor
O Endro na culinária
Também conhecido por aneto, é muito usado na cozinha sueca, finlandesa, russa e polaca para aromatizar salmão e batatas novas.
Também é utilizado em saladas na parte ocidental da Turquia. Tem um aspecto semelhante ao do funcho mas o sabor é muito diferente.
Também faz parte indispensável da cozinha búlgara, nomeadamente na preparação de alguns pratos típicos como a famosa sopa fria de verão chamada "tarator", para aromatizar pratos e sopas de cogumelos, ou saladas como a salada branca de neve e de pepinos.