sexta-feira, 29 de junho de 2018

Assa-peixa – (Vernonia polysphaera)


Assa peixe
Nome Científico: Vernonia Polysphaera
Nome Popular: Assa-peixe, Cambará-branco
Família: Asteraceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
O Assa-peixe é um arbusto que pode alcançar até 3 metros de altura, de folhas verde-escura na parte superior e verde-clara na parte inferior. Reproduz-se por frutos-sementes em solos pouco férteis, como pastagens. Ele pode ser encontrado desde a Bahia até o Sul do país, incluindo a região Centro-Oeste, nas áreas do Cerrado. A planta também é chamada popularmente como assa-peixe branco, cambará-branco, cambará-guaçú e chamarrita.
Por ser uma planta de porte elegante e muito florífera, pode perfeitamente ser aproveitada no paisagismo, como planta isolada ou na composição de maciços.  Segundo os apicultores, o pólen retirado das flores dessa planta possibilita a produção de um mel muito saboroso, leve, de cor clara, que atende em cheio o gosto do povo europeu.
Numa rápida pesquisa pela internet, descobre-se que planta é nativa do Brasil, e que nasce em beira de estradas esgotos e terrenos baldios.
Apesar da característica, digamos assim, ”comum”, o assa-peixe é uma planta repleta de propriedades medicinais. Do gênero Vernonia, ela é rica em sais minerais e suas folhas ajudam a combater as afecções da pele, bronquite, cálculos renais, dores musculares, gripes, pneumonia, retenção de líquidos e até tosse. Mas, antes de utilizá-la e preciso ter certeza de que a planta é o assa-peixe, pois há outras espécies conhecidas pelo mesmo nome.