sexta-feira, 29 de junho de 2018

Palmeira-bambu (Chamaedorea seifrizii)


Chamaedorea_seifrizii
A chamaedorea seifrizii, conhecida como palmeira bambu, pertence à família Arecaceae e é muito utilizada para decoração de interiores já que se adapta bem em locais com pouca luz, servindo para compor salas de estar, escritórios e outros ambientes fechados.
É uma palmeira semi herbácea rizomatosa de touceira densa ou seja, é constituída por caules finos e eretos que lhe dão uma aparência elegante, que chega a atingir a altura de 1 a 3 metros. Suas folhas possuem coloração verde escura e os caules também são verdes, mas em tons mais claros, o que dá a esta variedade de palmeira uma bela combinação de cores.
Sua inflorescência fica abaixo das folhas com ramificações na cor laranja e ocorre no inverno e no outono.
Multiplica-se por divisão de touceiras e sementes, que germinam após aproximadamente 9 meses depois do plantio. Após se formar, a muda deve ser transplantada para pequenos vasos. Precisam de 2 a 5 anos para adquirirem porte para comercialização.
A chamaedorea seifrizii gosta de solos úmidos e ricos em matéria orgânica. Mas deve-se tomar cuidado para não deixar o vaso muito encharcado, pois com o excesso de umidade as folhas começam a amarelar e cair e os novas terão um tom pálido. Lembre se de retirar as folhas secas para manter esta planta sempre bonita e charmosa.
Obs: Necessita de espaço para que a touceira possa se expandir. Distingue-se da Chamaedorea erumpens pela touceira mais rala e folíolos mais longos e finos.