sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Hypomyces cervinigenus

Hypomyces cervinigenus


Hypomyces cervinigenus
(Foto: © Fred Stevens)

Hypomyces cervinigenus Rogerson e Simms
Mycologia 63: 416. 1971.
Foto : em Helvella
Nome comum: nenhum
Anamorph: Mycogone cervina Ditmar
  • Esporocarpo
    Corpo frutífero, um mofo macio, tomentoso a finamente pubescente, branco, tornando-se rosado a creme, com idade em pó, parasitando o estipe e o tecido do hospedeiro; odor e sabor não investigados.
  • Esporos
    Peritecia e ascósporos raros, não vistos; de acordo com Rogerson e Simms, ascósporos (15) 18-22 (26) X 2-4 (5) µm, liso, subfusiforme, na maturidade, tipicamente um septado, as extremidades apontadas, não apiculadas.
    Esporos assexuais de dois tipos: 1) aleuriosporos: globosos, espinhosos, de paredes espessas, 13,5-17,5 µm de largura (incluindo ornamentação), unidos a uma célula secundária, de paredes finas, mais ou menos hemisférica; 2) conídios: cilíndrico-elipsóide, 14,0-25,5 x 4,0-5,0 µm, paredes finas, lisas, conteúdo granular ou com uma a várias gotículas de óleo, algumas septadas centralmente; aleuriósporos-de-rosa-buff em depósito.
  • Habitat
    Parasitária em espécies de Helvella , especialmente Helvella vespertina e possivelmente Helvella dryophila ; frutificação do meio ao final do inverno; comum.
  • Comestibilidade
    Desconhecido.
  • Comentários
    Hypomyces cervinigenus é o molde parasitário comumente visto em Helvella vespertina e possivelmente Helvella dryophila . Normalmente preto acinzentado, o Elfin Saddle é transformado em uma múmia esbranquiçada a lustrosa, a superfície pulverulenta de um grande número de esporos produzidos assexuadamente. Curiosamente, a reprodução sexual em Hypomyces cervinigenus é rara, ou pelo menos raramente vista, portanto, por muitos anos, era conhecida pelo nome dado ao estágio assexual ou anamórfico, Mycogone cervina .
    Outro parasita de Helvella é o Clitocybe sclerotoidea , um basidiomiceto que forma aglomerados de cogumelos pequenos e acinzentados nos restos da sela dos elfos.
  • Referências
    Beug, MW, Bessette, AE e Bessette, AR (2014). Ascomicete os fungos da América do Norte. Imprensa da Universidade do Texas: Austin, TX. 488 p.
    Desjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
    Rogerson, CT & Simms, HR (1971). Uma nova espécie de Hypomyces em Helvella . Mycologia 63: 416-421.