Hypomyces chrysospermus
(Foto: © Taylor F. Lockwood)
Hypomyces chrysospermus
Ann. Sci. Nat. IV 13: 16. 1855.
Ann. Sci. Nat. IV 13: 16. 1855.
Foto: Parasitando um bolete.
Nome comum: nenhum
- EsporocarpoCorpo frutífero, uma camada branca, logo amarela, de algodão que cresce em excesso na superfície de um cogumelo hospedeiro, geralmente um membro das Boletaceae. Três tipos de esporos são produzidos durante o ciclo da vida, dois assexuados e um sexual. A fase sexual, raramente vista porque o hospedeiro geralmente apodrece além do reconhecimento, consiste em peritecia, asci e ascósporos. Os ascósporos de acordo com Rogers e Samuels são fusiformes para lanceolar, desigualmente bicelulares, 20-25 x 4-5 µm.
Dois tipos de esporos assexuais são produzidos:- elíptico, de paredes finas, liso, hialino, 8-12 x 3,5-5,0 µm.
- redondo, espinhoso, amarelo, 9-20 µm.
- HabitatCultivo de cogumelos boletáceos, especialmente Xerocomellus zelleri , Xerocomellus chrysenteron e Xerocomus subtomentosus que frutificam desde o início até o final do outono.
- ComestibilidadeDesconhecido.
- ComentáriosHypomyces chrysospermus é um dentre um pequeno número de fungos incluídos aqui que parasitam outros fungos. Os crescimentos de algodão brancos e depois amarelos, que mumificam os membros da família Bolete, são mais comuns em anos chuvosos, mas mesmo assim apenas uma fração dos corpos de frutificação disponíveis é afetada. O Hypomyces microspermus , que também ocorre em nossa região, é muito semelhante, mas difere por ter esporos assexuados, redondos e espinhosos, menores que os de H. chrysospermus . Deve-se notar que, enquanto muitos cogumelos são vítimas de vários bolores na idade, apenas alguns deles são espécies de Hypomyces , ou seja , formam uma camada de algodão bem desenvolvida (um subículo) com peritecia marrom-avermelhada incorporada.
- ReferênciasDesjardin, DE, Wood, MG e Stevens, FA (2015). Cogumelos da Califórnia: o guia abrangente de identificação. Imprensa da madeira: Portland, OR. 560 p.
Rogerson, CT & Samuels, GJ (1989). Espécies Boleticolous de Hypomyces . Mycologia 81: 413-432.