segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Dendrobium nobile

Dendrobium nobile

Dendrobium nobileDistribuição e habitat: Dendrobium é um gênero enorme de orquídeas, contendo cerca de 1.200 espécies. O gênero ocorre em diversos habitats em grande parte do sul, leste e sudeste da Ásia, incluindo Filipinas, Bornéu, Austrália, Nova Guiné, Ilhas Salomão e Nova Zelândia. O nome é do grego dendron ("árvore") e bios ("vida"); significa "alguém que vive em árvores" ou, essencialmente, "epífita". As espécies de Dendrobium são epifíticas ou ocasionalmente litofíticas. Eles se adaptaram a uma grande variedade de habitats, desde as grandes altitudes nas montanhas do Himalaia até as florestas tropicais das terras baixas e até o clima seco do deserto australiano.
A  orquídea Dendrobium nobile é um dos membros ornamentais mais difundidos da família.
Descrição: Dendrobium nobile é uma orquídea simodial que forma pseudobulbos. Quando o ciclo de vida da planta mãe termina, produz pequenas compensações, continuando a vida da planta. O mesmo ciclo é usado todos os anos. O caule é ereto e, durante o período de floração, forma flores ao longo de todo o comprimento da orquídea. Essa monocotiledônea tem raízes finas e brancas e leva um tipo de vida epifítica.
O Dendrobium nobile possui pseudobulbos verdes amarelados com até 1,2 m de altura, cobertos com várias folhas estreitas de até 10 cm de comprimento e 2 cm de largura. As folhas são produzidas no início do outono. No final da primavera, um pseudobulbo prestes a florescer perde as folhas e as substitui por caules de flores que se ramificam. Cada caule tem de duas a quatro flores com até 8 cm de diâmetro. As pétalas e sépalas têm bordas onduladas. O lábio é grande e arredondado, com base tubular. A cor varia de lavanda a roxo profundo, mas o lábio sempre tem uma mancha marrom profunda no centro. Existem muitas variedades, algumas com flores perfumadas.
Cuidados com as plantas domésticas: as flores geralmente devem durar de dois a três meses. Quando em plena floração, as flores duram mais se a planta for colocada em um local fresco e seco, longe de correntes de ar e longe da luz solar direta.
Luz: A luz brilhante é essencial em todos os momentos, mas a luz solar direta é filtrada através de uma persiana ou cortina translúcida.
Temperatura: Durante o período de crescimento ativo, mantenha esta planta dentro de uma faixa de temperatura de 15-21 ° C (59-70 ° F) e pulverize-a diariamente. Durante o período de descanso no inverno, mantenha o Dendrobium nobile entre 15 e 24 ° C (59-75 ° F) durante o dia e 10-13 ° C (50-55 ° F) à noite. O Dendrobium nobile pode ser mantido no exterior no outono para se beneficiar das temperaturas mais baixas à noite e trazido para dentro imediatamente antes do início do tempo frio.
O Dendrobium nobile se sai  melhor quando há pelo menos uma diferença de 10 graus entre as temperaturas diurna e noturna.
Rega: A partir do momento em que os botões das flores começam a aparecer e, durante todo o período de crescimento ativo, rega as plantas moderadamente, mas deixe a mistura para vasos secar quase completamente antes de regar novamente. Não deixe que gotas de água repousem sobre um novo crescimento, que enraizará se for permitido ficar molhado. Durante o período de descanso de inverno, dê apenas água suficiente para evitar que a mistura de envasamento seque.
Fertilizar: Somente durante o período de crescimento ativo, aplique uma alimentação foliar com cada terço ou quarto de rega.
Envasamento e repotting: Use qualquer mistura recomendada para orquídeas. Estes Dendrobium nobile são melhores se cultivados em pequenos vasos convencionais, com bastante material de drenagem adicionado. Uma planta com até oito pseudobulbos pode prosperar em apenas um vaso de 10 cm. Mova a planta para vasos maiores somente quando estiverem superlotados. É melhor fazer isso na primavera, assim que o novo crescimento começa.
Propagação: para dividir uma planta grande, corte o rizoma em segmentos, cada um com pelo menos quatro pseudobulbos, um dos quais não deveria ter florescido. Cortar e descartar pseudobulbos marrons e mortos. Plante cada segmento em um vaso de 8 cm de mistura padrão de orquídeas e regue-o com moderação até que apareça novo crescimento. Posteriormente, trate a planta jovem como um Dendrobium nobile maduro .
Problemas: Dendrobium nobile é propenso a ataques de ácaros vermelhos.
A pulverização diária de névoa pode ajudar a evitar ataques. Corte as folhas mal infestadas e os caules adjacentes e pulverize a planta com um pesticida apropriado. Repita o tratamento após 3 dias e novamente 10 dias depois. Se os ácaros persistirem, tente um pesticida diferente.
Qualquer que seja o meio usado, ele deve estar aberto o suficiente para manter um pouco de ar ao redor das raízes. orquídea Dendrobium nobile não pode tolerar adubos úmidos e úmidos, o que inevitavelmente danificará e apodrecerá suas raízes.
Usos:  O Dendrobium nobile é o vaso para decoração, pois é mais durável que as flores de corte em geral. Os híbridos Dendrobium nobile produzem vasos de plantas impressionantes. Estacas na vertical, parecem exatamente um buquê vivo, com flores espaçadas tão perto que fica difícil ver a planta por baixo. É uma decoração agradável, não apenas para as áreas de estar, mas também para os escritórios, além de ser fácil de cuidar e florir por muito tempo.
Utilizadas como flores de corte, as orquídeas Dendrobium nobile duram de 15 a 60 dias em vaso.
O Dendrobium filtra o formaldeído do ar, sendo uma espécie procurada de plantas de interior.
RESUMO:
CARACTERÍSTICAS:
Folhagem - verde
Características - flores
Forma - vertical
Altura: 1.2m (4 pés)
CUIDADOS ADEQUADOS:
Rega no período de repouso - moderadamente
Rega no período de crescimento ativo - abundantemente
leve - brilhante
Temperatura no período de descanso - min 10 ° C max 18 ° C (50-64 ° F)
Temperatura no período de crescimento ativo - min 16 ° C max 21 ° C (61-70 ° F)
Umidade - alta
Zona de robustez: 11
Dendrobium nobileDendrobium nobileDendrobium nobileDendrobium nobile