Entada rheedii
A Entada rheedii é uma fascinante trepadeira tropical que cresce próximo às praias do sudeste africano e conhecida por suas enormes sementes, que crescem em vagens que chegam a medir 1,5 metro de comprimento!
Alguns povos nativos da África do Sul utilizavam a "polpa" da semente com propósitos ritualísticos e medicinais, pois afirmavam que sua ingestão causava sonhos lúcidos e vívidos durante a noite. Daí vem seu nome, "Erva dos sonhos".
É também uma planta muito bonita e atraente, com ramos finos, rígidos e de um verde brilhante que se ramficam e fazem a planta crescer mais de 10 metros.
As sementes, pela beleza e grande tamanho, também fornecem excelentes peças para artesanatos e decorações. Uma semente pode medir até 7 centímetros de comprimento e possuem uma casca realmente dura.
_______________________________________________________________________________
Rápido guia de cultivo
Germinação:
- Escarifique a semente: faça um pequeno furo, corte ou lixe uma pequena área na casca da semente (posicione firmemente a semente, e pode usar furadeira com pequena broca para perfurar a dura casca);
- Enterre a semente entre 2 a 3cm em um solo bem drenado, arenoso e bastante úmido;
- Mantenha em local úmido, quente e com bastante luz. Pode-se usar plástico transparente para cobrir o vaso.
Figura mostrando um dos possíveis processos de escarificação.
Solo, local e informações de cultivo:
- Humidade: média.
- Temperatura: 10-30˚C. Não tolera geadas.
- Luz: sol pleno a sol parcial.
- Solo: qualquer substrato que tenha boa drenagem e contenha um pouco de matéria orgânica é suficiente. Se seu substrato não tiver muita aeração, deve incluir areia, perlita, vermiculita ou pequenos pedricos.
- pH do solo: 5.6 a 7.5
- Irrigação: irrigue regularmente.
- Para ser plantada em exteriores. Em vasos fica com tamanho muito reduzido e pode não produzir as grandes vagens.