sexta-feira, 29 de junho de 2018

Guapuvuru (Schizolobium parahyba)


guapuruvu_2_g
O guapuruvu é uma árvore notável pela sua velocidade de crescimento que pode atingir 3 metros por ano. Na fase adulta pode atingir facilmente 30 metros de altura. Pertence à família Fabaceae e sua origem é a América do Sul – Brasil.
É a árvore símbolo de Florianópolis, capital de Santa Catarina.
Suas flores são grandes, vistosas e amarelas. O tronco é elegante, majestoso, reto, alto e cilíndrico, casca quase lisa, de cor cinzenta muito característica. Floresce durante os meses de outubro, novembro e dezembro.
É uma  árvore apropriada para jardins extensos, assim como parques e praças, modificando em poucos anos a paisagem.
flores do guapuvuru
Além do aspecto escultural de seu caule e copa, esta bela árvore ainda nos presenteia com uma floração espetacular. É uma espécie pioneira, indicada para recuperação inicial de áreas degradadas. Sua floração é atrativa para as abelhas.
Suas folhas bipinadas alcançam até 1 m de comprimento e são subdivididas em numerosos folíolos. Por sua altura e tipo de folhas, projeta sombra muito tênue, podendo-se manter gramados e canteiros debaixo dela.
Durante os meses de inverno todas as folhas caem, rebrotando após a floração, que acontece entre os meses de setembro e novembro com vistosas flores amarelas.
O fruto do guapuruvu, um legume seco e semelhante a uma gota de água, surge durante os meses de julho e agosto e abre-se por meio de duas valvas espatuladas. Abriga uma semente lisa, brilhante e dura. Sua madeira, de superfície sedosa, lisa, leve e macia, é empregada na fabricação de caixas, forros, pranchetas, brinquedos e canoas.
floração do guapuvuru
CultivoO cultivo do guapuvuru deve ser sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio.
A planta prefere locais úmidos como as margens dos rios e é capaz de tolerar encharcamento.
Sua multiplicação é feita através de sementes, sendo interessante a quebra da dormência através da escarificação mecânica, em ácido sulfúrico ou imersão em água quente. As sementes permanecem viáveis por muitos anos se armazenadas em local arejado e fresco.