terça-feira, 26 de junho de 2018

Pau-brasil (Caesalpinia echinata)


pau-brasil-caesalpinia-echinata
O Pau-Brasil é uma das espécies mais antigas que existem na nação brasileira, sendo o seu título extraído da mesma, de tão abundante que era a sua utilização quando as terras tupiniquins foram descobertas pelos portugueses. O pau-brasil, mesmo que muito raramente, ainda é encontrado na Mata Atlântica brasileira, sendo conhecida como uma leguminosa nativa da região.
O pau-brasil possui diversos nomes populares, todos eles incorporados ao tupi-guarani, língua típica dos indígenas que aqui habitavam em sua maioria quando os colonizadores colocaram os primeiros pés em nossas terras.
São eles: arabutã, ibirapiranga, ibirapitanga, ibirapitá, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e o famoso pau-rosado, por causa da sua coloração típica no tronco.
A tonalidade escura da sua madeira acabou gerando o seu nome: “Brasa”. Para outros, o significado vem da região da toscana, já que a madeira do pau-brasil era muito utilizada para tingir móveis venezianos. Todos os seus nomes em tupi, conhecidos popularmente em território brasileiro unicamente, podem estar relacionado ao tingimento do tronco da espécie: “vermelho”. Realmente, o Pau-Brasil tem muita história para contar.
O Pau-brasil e a sua históriaHá quem diga que a comercialização do Pau-Brasil para diversos fins, foi a primeira atividade comercial praticada na Terra de Santa Cruz, nome pelo qual os portugueses, recém chegados ao Brasil, chamavam estas terras. O Pau-Brasil era uma espécie muito predominante, especialmente nas florestas vastas que existiam no país, antes mesmo dos colonizadores colocarem seus pés por aqui.
Se desenvolvendo ao longo do litoral, o Pau-Brasil era muito abundante na região que hoje é conhecida como Rio de Janeiro, A exploração do produto era tanta, que muitos navios portugueses eram atacados, para influenciar o contrabando da espécie para outros locais da Europa.
No que diz respeito ao comércio, o Pau-Brasil era utilizado para o tingimento de tecido, conferindo uma qualidade superior aos mesmos, já que a planta trazia consigo uma cor vermelho mogno, muito usada também para a fabricação de móveis europeus, sendo muito utilizada na prática de marcenaria.
Com o tempo, o pau-brasil foi sendo extinto, tamanha era a sua exploração pelos litorais brasileiros e no seu habitat natural. Hoje em dia existem diversos projetos para a conservação desta espécie história, investindo até mesmo em seu replantio. Atividades como a exploração da cana-de-açúcar e do café também acabaram deixando o comércio do pau-brasil de lado, voltando interesses econômicos para os novos produtos recém descobertos.
Atualmente, a madeira do pau-brasil é considerada uma das mais luxuosas, já que não apodrece e mal é ataca por insetos. Tamanha é a sua importância e valor, hoje em dia a espécie só é utilizada para a fabricação de móveis finos, arcos para violinos, canetas e jóias valiosas.
Caesalpinia_echinata-flor
A flor do Pau-brasilMesmo que a utilização da espécie no comércio por causa da sua valiosa madeira tenha sido o que realmente movimentava as estruturas do Brasil, nada era mais belo do que ver as flores do pau-brasil crescerem em meio a Mata Atlântica.
A espécie floresce apenas uma vez por ano, o que torna a sua flor muito mais impecável, sendo rara e muito apreciada.
A flor possui as suas quatro pétalas, grandes, chamativas e de coloração bem marcante. Em tonalidade amarela, a flor do pau-brasil possui pétalas delicadas, na periferia do caule, e mais uma no centro, de coloração mais avermelhada.
Esta combinação de cores quentes faz com que a flor desta planta história seja muito vistosa, além de possuir um odor bastante perfumado. O odor é caracterizado por ser suave, assim como o jasmim.
As flores do Pau-Brasil são tão especiais que permanecem pouco tempo abertas. A sua beleza acaba se mostrando apenas por, no máximo, 15 dias, o que torna a espécie muito mais interessante.
Às vezes, a abertura das pétalas pode durar por dez dias no mínimo, considerando o florescimento por apenas 24 horas. Seu aroma cítrico e adocicado acaba atraindo algumas espécies como abelhas e borboletas, que podem realizar a polinização.
A flor do Pau-brasil, hoje em dia, pode ser considerado um dos presentes que a natureza deixou em seu legado histórico.
CaracterísticasA Flor do Pau-brasil nasce dos racemos da espécie, ereta e bem próximo aos ramos apicais. São flores consideradas muito aromáticas por causa do cheiro característico e peculiar.
A mesma possui dez estames e um pistilo, além de um ovário súpero, bastante alongado para a espécie. A pétala vermelha da plantam considerada a mais aromática, se encontra no centro, e acaba gerando uma bela combinação de cores, atraindo seres vivos de várias espécies.
flor-do-pau-brasil-3
Produção industrialPor causa do seu aroma fino, suave e que se assemelha ao Jasmim, a flor do Pau-brasil passou a ser utilizada para a produção de alguns produtos industrializados, como os famosos aromatizantes. Estes produtos e sabões líquidos podem ser fabricados através do extrato das flores de Pau-brasil, embora a espécie esteja bastante extinta.
Muitos fabricantes acabam plantando a espécie para que a flor seja colhida em uma época ideal e assim, inovando na produção deste aromatizante e produtos para o corpo, com o odor especial da flor do Pau-brasil. Vale lembrar que estes produtos são raramente encontrados no mercado e são mais voltados para pequenas produções incluindo as caseiras ou artesanais.