terça-feira, 19 de junho de 2018

Quinoa Chenopodium quinoa

QUINOA
Chenopodium quinoa
Hoje em dia fala-se muito sobre as propriedades dos grãos de Quinoa, os quais são considerados um dos alimentos mais completos do mundo por possuírem quase 18 dos 20 aminoácidos essenciais que precisamos, além de proteínas, ferro, fósforo, cálcio, fibras e calorias. Chega a ser comparada com o leite materno em questão de importância alimentar.

Porém, não é de hoje que esta planta é conhecida. Há relatos de seu uso alimentar que datam até 6.000 anos no passado, por povos dos Andes da América do Sul, em especial os Incas do Peru, onde acredita-se ser o primeiro lugar em que a Quinoa apareceu.
_______________________________________________________________________________

Rápido guia de cultivo

Germinação:
-    Enterre as sementes em uma profundidade máxima de 0,5cm;
-    Mantenha úmido e em local frio. Se for cultivada em regiões quentes, é importante deixar as sementes de 3 a 7 dias na geladeira, dentro da própria embalagem; após retirar da geladeira, deixar descansando por 1 hora para voltar a temperatura ambiente, e então semear;
-    O substrato deve ser bem drenado e reter bem a água;
-    Germina melhor quando a temperatura estiver entre 15 e 18˚C

Solo, local e informações de cultivo:
  • Humidade: média-baixa.
  • Temperatura: 0-25˚C.
  • Luz: sol pleno, sol parcial.
  • Solo: qualquer substrato que retenha água, tenha boa drenagem e contenha razoável matéria orgânica é suficiente. Se seu substrato não tiver muita aeração, deve incluir areia, perlita, vermiculita ou turfa.
  • pH do solo:
  • Irrigação: irrigue regularmente, deixando o solo secar entre cada rega.
  • Para ser plantada em estufas, interiores, vasos e exteriores.