Palmeira Raphis
Nome Popular: Palmeira Raphis
Nome Científico: Raphis excelsa
Outros nomes: Palmeira-ráfia, Palmeira-dama
Família: Palmae
Origem: China
Indicação: Interiores e jardins
Tamanho: Até 4m
Propagação: Divisão de touceiras
Iluminação: Luz indireta, pouca luz
Rega: Média. Mantenha o solo sempre úmido, sem encharcar
Solo: Terra vegetal, com matéria orgânica e areia para facilitar a drenagem.
Plantio: Preferencialmente na primavera
Floração: Pequena/Pouco interessante.
Perfume: Não possui
Frutos: Não comestíveis
Ciclo de vida: Perene
A Raphis é uma planta amplamente utilizada em paisagismo, principalmente em interiores. Se adapta muito bem em ambientes com iluminação indireta, mas também pode ser utilizada em jardins. Seu crescimento é lento. Se adapta bem em ambientes com ar-condicionado, coisa que poucas plantas conseguem.
A rega pode ser feita 2 ou 3 vezes na semana, dependendo do clima. Se a terra na superfície estiver seca ao toque, é hora de molhar. Não exagere na rega. Mantenha o solo úmido, porém sem encharcá-lo.
Aprecia temperaturas medianas, mas suporta por pouco tempo temperaturas mais baixas. Aprecia também boa umidade do ar, para isso, mantenha-a próxima de outras plantas, ou borrife água em suas folhas. Em ambientes internos, limpe as folhas regularmente, para que a poeira não se acumule e prejudique a estética das folhas. Proteja-a do excesso de água, sol ou vento, pois pode manchar as folhas. Verifique também se o local escolhido tem iluminação adequada. Apesar de se adaptar bem em interiores, locais muito escuros irão deixá-la com as pontas das folhas escuras.