segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Ceratophyllum


Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCeratophyllum
Ceratophyllum submersum
Ceratophyllum submersum
Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Ceratophyllales
Link
Família:Ceratophyllaceae
Gray
Género:Ceratophyllum
L.
Espécies
Ver texto
Classificação Filogenética (APG)
Ceratophyllum é um género de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à classe Magnoliopsida (Dicotiledóneas - planta cujo embrião contém dois ou mais cotilédones). As suas duas espécies de plantas aquáticas representam os únicos membros da família Ceratophyllaceae e da ordem Ceratophyllales (grupo irmão das Eudicotiledôneas).
Plantas herbáceas totalmente submersas, não suportam períodos de emersão. Carecem de raízescutículasestomas e tecidos lenhosos ou fibrosos; em ocasiões apresentam ramificações incolores que as fixam ao substrato. Possuem talos ramosos.
Têm as folhas verticiladas, de 3 a 10 por nó, mais ou menos rígidas e frequentemente quebradiças, bifurcadas de uma a quatro vezes.
As flores são unisexuais e solitárias, adaptadas à polinização hidrófila. As masculinas desenvolvem-se nas axilas das folhas. O perianto tem 8 a 12 peças lineares soldadas na base. Possuem numerosos estames com filamentos curtos ou sem eles. O ovário é supero, solitário e unicarpelar.
pólen não tem aberturas, é liso e com exina muito delgada.
fruto é em noz, adornado marginalmente ou na base, terminando em ponta espinhosa. A semente tem um embrião grande que carece de radícula. Os cotilédones são largos e carnudos.
Formam massas aquáticas flutuantes. que proporcionam protecção aos peixes, albergando caracóis transmissores de bilharzia e larvas de mosquitos transmissores de paludismo.
Estas plantas são usadas na decoração de aquários.
Um só género é de distribuição cosmopolita. Descreveram-se mais de 30 espécies locais que não parecem ser mais do que variantes.