domingo, 29 de setembro de 2019

Rosa de Noissete


Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Rosa Noisette Mme. Alfred Carrière
As rosas de Noisette ou simplesmente rosa Noissete (Rosa indica noisettiana ) é uma classe de rosas cujas variedades e descendentes são originárias de uma variedade híbrida obtida por Philippe Noisette nos Estados Unidos, e introduzidas na França no início do século XIX.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira rosa Noissete foi obtida em torno de 1800 por um plantador de arroz da Carolina do Sul ( Estados Unidos) chamado John Champneys, a partir do cruzamento de uma Rosa moschata ( rosa mosqueta) com uma Rosa chinensis ( mini-rosa ). O resultado foi a obtenção de uma variedade de crescimento vigoroso que produzia conjuntos enormes de cachos com flores pequenas, cor-de-rosa, e com uma suave fragrância. Esta variedade recebeu o nome de "Champney´s Bengale Rose" ou "Champney´s Pink Cluster".
Champneys deu algumas sementes da sua rosa para o amigo e vizinho, o jardineiro Philippe Noisette. A partir destas sementes, Noisette obteve uma variedade muita semelhante à de Champmpneys, porém com a flores dobradas, atualmente conhecida como "Blush Noisette". Philippe Noisette enviou algumas sementes e estacas para o seu irmão, Louis Claude Noisette, um grande viveirista de Paris. Daí, em volta de 1815, estas variedade de rosas passararam a ser comercialiazidas em Paris, estendendo-se para a maior parte da Europa. Estas variedades de rosas são atualmente conhecidas como "Rosas dos Noisettes" ou simplesmente "Rosa Noisette". Esta nova variedade fez sensação e teve grande influência na criação de roseiras na Europa. Mais tarde, de um cruzamento com a "Parks´Yellow China" resultou as rosas trepadeiras amarelas, atualmente ainda muito populares.
Os descendentes da primeira rosa Noisette , 'Blush Noisette', variam em estatura e na inflorescência. A maioria inicia a sua floração um pouco mais tarde do que, por exemplo, as rosas Bourbons, e muitas repetem continuamente a sua floração durante o verão. Algumas dessas roseiras são sensíveis ao frio, preferindo lugares protegidos. São roseiras com caules finos e flexíveis que crescem vigorosamente como trepadeiras ou como arbustos rastejantes. Suas flores perfumadas geralmente são pequenas com 4 a 7 cm de diâmetro.
As primeiras roseiras-Noisette foram posteriormente cruzadas com a Tea Rose produzindo uma subclasse denominada Chá-Noisette, com flores maiores, conjuntos florais menores e bem mais resistentes ao inverno.