quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Filodendro Variegata

Conhecida popularmente como filodendro ou filodendro Brasil e cujo nome científico é philodendron speciosum schott ou ainda philodendron hederaceum, essa planta faz parte da família das angiospermae (araceae). Apesar de tantos nomes estranhos que podem até sugerir que essa espécie fica bem longe do Brasil é um grande engano, a sua origem é brasileiríssima, com pés na América Tropical.
A filodendro pode ser plantada em vasos e deve porque se trata de uma excelente planta ornamental e quem garante esse charme são as suas folhagens, são muito ramificadas. É impossível mensurar o quanto, sem falar que se trata de uma herbácea perene, isto é, estará sempre bonita e pronta para enfeitar a sua casa ou jardim.

O caule da filodendro é particular e favorece o seu uso em estacas, muros e cercas. Se trata de um caule com entrenós e bem flexíveis e dele partem as raízes. Assim, fica bem fácil criar cercas vivas, amarrando o caule da filodendro entre as entranhas da mesma. Ela crescerá fazendo o caminho para cima quando bem colocada.
Outra característica da folha que merece destaque é a sua forma de coração e o que deixa essa planta ainda mais charmosa é a cor que mistura duas tonalidades de verde. Normalmente, essa tipologia com dois tons da mesma cor é a que é chamada de filodendro Brasil.

As Flores da Filodendro e as Suas Características

O formato das flores da filodendro é espádice e isso é uma característica de todas as espécies que pertencem a essa mesma família. Porém, no caso específico dessas plantas não são as flores que as fazem mais bonitas e especiais que as outras.  O seu cultivo se dá pela beleza da folhagem e no Brasil, pode ser cultivada em qualquer região tanto em vasos, como em jardins.
Como falamos de espádice, você sabe qual é o formato de uma flor classificada dessa forma? Esse é considerado um tipo especial de racemo. O que significa que quando as flores aparecem elas são apinhadas sobre o que é chamado de ráqui e são bem pequenas. O ráqui é carnudo e espessado e tudo “somado” parece que estamos vendo uma grande espiga de milho. Essa é uma das principais características das plantas que pertencem a família araceae e que já foram chamadas de espadicifloras. Essa característica também pode ser observada em algumas plantas liliópsidas.
Durante a inflorescência é possível observar, na maioria das vezes, uma espata bem grande e solitária, que fica encerrando parcialmente ou rodeando saindo de baixo o espádice. Normalmente, é considerada como a maior das flores, que não é exatamente uma verdade, uma vez que elas só aparecem durante a inflorescência.

O Modo de Cultivo da Filodendro

O cultivo da filodendro deve ser apoiado ou tutorado, isto é, deve ser feita, por exemplo, uma cerca viva, enrolada em telas de divisa. Porém, também pode ser usada, por isso, cultivo de apoio, em muros, além de estacas de fibra de coco.
Vale ressaltar que é o tipo de planta que cresce bem rápido, porém, os especialistas em plantas dizem que não é aconselhável usar a filodendro para fazer a cobertura de pérgulas. Isso porque diferente dos arbustos trepadeiras, ela não possui um caráter de cobertura fechada.
Apesar de gostar muito do sol da manhã, a filodendro não deve ser cultivada direto sob o sol.

Veja a Seguir Como Fazer o Cultivo em um Canteiro!

  • Será necessário comprar um adubo animal que pode ser de aves, se bem curtida ou de gado, melhor ainda.  Se você optar por esse segundo, deverá usar a quantidade entre 200 e 500 gramas. A quantidade cairá pela metade se escolher o adubo de aves.
  • O adubo escolhido, na quantidade referida, deverá ser misturado com o composto orgânico, a quantidade adequada para o cultivo ou poderá ser uma outra opção o húmus de minhoca.
  • Para completar essa mistura é necessário usar um pouco de areia para facilitar a areação e a drenagem.
  • O buraco que deverá ser aberto para plantar a filodendro deverá ser maior do que o torrão que será plantado. Faça isso descompactando as laterais e o fundo. Isso é um mudo de permitir que a muda encontre o espaço adequado para o seu bom desenvolvimento.
  • Em seguida, retire a muda do saco ou do balde em que está com muito cuidado. É muito importante que as raízes não sejam danificadas. O próximo passo, é colocá-la no buraco que foi feita para recebê-las e ir colocando aos poucos (sem “socar”) o composto que foi feito com terra, areia, etc.
  • A muda deverá ser apertada de leve depois de colocado esse composto e em seguida, deverá ser regada.
  • O próximo passo é amarrar a planta no tutor ou na estaca escolhida usando para isso um cordão de algodão. Essa amarração deverá ser bem soltinha evitando assim de danificar os tecidos do talo.
  • Ainda como muda, as regas devem ser frequentes, cuidado para não encharcar, mas garanta que o substrato estará sempre levemente úmido.
  • Você pode também usar esse tipo de plantio em vaso para ter uma filodendro na parte interna da sua casa. Porém, peça ao vendedor um vaso próprio para esse tipo de planta, que fará toda a diferença para que o cultivo dê certo.
  • Outro tipo de vaso que é bem legal para plantar uma filodendro é o colunar com estacas de fibra de coco e depois pode ser usado para enfeitar colunas, escadas e entradas. Porém, atenção, os vasos que são usados dentro de casa não podem conter adubo animal para não causar mau cheiro.
  • Substitua o adubo animal para o cultivo a ser usado dentro de casa pelo adubo NPK granulado com a fórmula: NPK. A cada vaso deverá ser usado 100 gramas do produto, que deverá ser colocado no composto.

A Propagação da Filodendro

A propagação é feita levando algumas raízes e com mínimo duas folhas por estaquia de caule e o cultivo deve ser protegido.
Dentro dos potes que podem ser coletivos ou individuais se coloca o composto orgânico e não esqueça da areia também e deixe até que dê para notar os primeiros sinais de desenvolvimento das folhas novas.
Quando as novas folhas aparecerem é hora de transplantar para os vasos, usando sempre o mesmo substrato que foi usado no cultivo e não esquecendo de protegê-la do sol.