quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Neve-da-Montanha

Como todos nós sabemos, as plantas possuem o nome popular, ás vezes mais que um, e nome científico, neste caso, um único. O nome neve-da-montanha é um dos nomes populares dessa espécie, além dele, a mesma planta recebe os seguintes nomes: cabeleiro-de-velho, cabeça-branca, flor-de-criança, cabeleira-de-velho,leiteiro e flor-de-criança. Enquanto, o nome científico da planta é euphorbiaceae.

Outro ponto comum que toda planta tem é de ser “colocada” em uma categoria ou mais de uma. No caso da neve-da-montanha, por exemplo, a espécie encaixa-se em duas categorias, são elas: arbustos tropicais e arbustos.
Todos os detalhes que classificam uma planta e uma espécie são importantes para conhecê-la melhor, entender as suas exigências, principalmente para quem tem a intenção de fazer o cultivo. Falando em plantação, saber o tipo de clima que a neve-da-montanha gosta também é fator essencial, neste caso, a planta se adapta bem a três deles, que são: subtropical, tropical e equatorial.
O clima que uma planta se adapta bem ou não tem a ver com a sua origem. No caso do Brasil, por exemplo, muitas das espécies que temos hoje no nosso território vieram de outros países e se adaptaram bem, pela semelhança do clima. No caso da neve-da-montanha, apesar do nome, ela não adora frio e sua origem é da América Central, por isso, é uma planta que gosta e precisa de sol pleno.
Além disso, na classificação de uma planta falamos também de ciclo vida, o da neve-da-montanha é perene e a altura, sendo um arbusto, que ela pode alcançar.
A neve-da-montanha pode variar entre 4 medidas de altura diferentes, são elas, em metros: 1.2 a 1.8; 1.8 a 2.4; 2.4 a 3.0; 3.0 a 3.6.

Características da Neve-da-Montanha

A neve-da-montanha é um arbusto, como já falamos, porém, é um tipo semi-lenhoso e também dito de lactescente, o que significa que possui seiva leitosa. A sua aparência faz dele, um arbusto que pode ser usado para ornamentação.
O caule da neve-da-montanha tem muitas raízes e a sua cor tem um tom que varia entre acinzentado e marrom. A copa é compacta e arredondada e a variação das medidas de altura são em relação ao tipo de porte. Quando temos uma neve-da-montanha de porte pequeno, a altura fica entre os 2 e 3 metros.
As folhas concedem muita beleza a esse arbusto por que são decíduas, elípticas e bem verdinhas. Durante a época das flores, que aparecem entre o outono e o inverno, elas são da tipologia umbela.
Ainda falando das flores, elas são pequena e brancas e fazem uma espécie de estrela com o entorno de brácteas que se destacam. O branco não é branquíssimo, tem uma tonalidade creme.

O Uso da Neve-da-Montanha no Paisagismo

Durante o outono e inverno, as flores chegam e as folhas se vão, porém, a florescência é abundantemente, deixando o arbusto lindamente coberto com elas.
A beleza da neve-da-montanha já seria suficiente para usá-la no paisagismo, mas não é só por isso, que os profissionais a usam nos projetos, outro fator é a baixa manutenção que ela exige. A neve-da-montanha no paisagismo é plantada em grupos ou também isolada, até mesmo serve como cerca viva.
Existe a necessidade de fazer as podas, que devem ser feitas da maneira correta para garantir um visual bonito e que a planta está compacta. Também pode ser usada como uma arvoreta, mesmo sendo um arbusto, o que a determina dessa forma é justamente a forma como vem a ser podada.

Curiosidades Sobre a Neve-da-Montanha

Um detalhe muito importante sobre a neve-da-montanha que as pessoas precisam saber é em relação a iluminação artificial à noite. Esse tipo de luz pode influenciar diretamente no  florescimento da planta. A luz artificial pode provocar o atraso no aparecimento das flores ou inibir o seu crescimento.
Outro detalhe importante, a neve-da-montanha é tóxica, por isso, não é aconselhável plantá-la em um lugar que circulem crianças e ou animais domésticos.

O Cultivo da Neve-da-Montanha

Todos nós sabemos que as plantas exigem atenção na hora de cultivá-las para que cresçam fortes e bonitas. No caso da neve-da-montanha o cuidado começa com o solo, que deve ser fértil. Além disso é necessário enriquecê-lo com matéria orgânica.
É muito importante também que a neve-da-montanha seja plantada em um lugar que lhe proporcionará o sol pleno. Como foi dito, esse é fator fundamental para o bom desenvolvimento da planta. Não esqueça que a drenagem do solo é fator importante e que a rega deve ser feita periodicamente.
Apesar de amar o sol, se a neve-da-montanha chega no período de estiagem e fica a maior parte do tempo exposta a meia sombra, ela consegue florescer com a mesma beleza, desde que outra atenções tenham sido tomadas.
Outro ponto importante para manter sempre bonita a neve-da-montanha é em relação ao solo. Ela espera adubo, o ideal é que ele aconteça bimestralmente, de preferência, escolha dos dias quentes para isso.
Apesar de demonstrar preferência pelo calor, a neve-da-montanha também gosta do frio, desde que seja aquele que sentimos no clima subtropical. Neste caso, as suas flores são ainda mais bonitas e a quantidade também é maior.

A Importância da Poda da Neve-da-Montanha

Não esqueça que é fundamental que as podas sejam feitas e de forma correta para não comprometer o crescimento da neve-da-montanha.
As podas não podem ser feitas em qualquer momento do ano, elas devem ser executadas com moderação e isso deve acontecer logo depois das flores aparecerem. Vale ressaltar que as podas não podem superar um terço do tamanho das plantas.

Cuidados ao Manusear a Neve-da-Montanha

Como foi dito anteriormente, as plantas da espécie chamada neve-da-montanha são tóxicas e devem ser mantidas longe do alcance de crianças e animais domésticos. Mas, você também deve ter cuidado ao manusear para plantar, para colocar adubo ou fazer a poda. Todo o manejo da neve-da-montanha deve ser feita com luvas especiais de jardineiro.
É necessário proteger-se da seiva tóxica que esse tipo de planta libera, pois ela pode provocar irritações na pele.

A Multiplicação da Neve-da-Montanha

A neve-da-montanha é uma planta que pode ser multiplicado usando dois métodos, o de plantio de sementes ou também usando a técnica de estacas.