terça-feira, 19 de junho de 2018

Noni Morinda citrifolia

NONI
Morinda citrifolia

A fruta Noni é conhecida e difundida no mundo todo devido ao seu alto valor medicinal e nutricional. Mas, apesar dessas propriedades serem muito difundidas popularmente, alguns estudos científicos recentes não encontraram propriedades medicinais ou nutriocionais tão significativas.
 
É uma planta que cresce tanto em florestas, quanto em terrenos rochosos e arenosos. A árvore pode crescer até 10 metros de altura, e produz frutos o ano todo.


Na China, Japão e Tahiti, várias partes da árvore (folhas, flores, frutos e troncos) servem para tratamento da febre, tratamento dos olhos e problemas da pele, gengivite, constipação, dores de estômago, ou dificuldades respiratórias. Na Malásia, acredita-se que as flores aquecidas desta planta aplicadas no peito, curam a tosse, náusea e cólicas. Nas Filipinas, é extraído o sumo das folhas como tratamento para a artrite.
O tronco desta árvore produz uma cera castanho-púrpura, chamada de cera-batik, aplicada em pintura sobre tecido, normalmente seda (pintura sobre seda). Conhecida por ser produzida com esta finalidade na ilha de Java, na Indonésia.
NoHavaí é extraída umatintura amarelada da raiz, usada para tingirtecidos. No Suriname, assim como em outros países, a árvore serve como para-vento, suporte para videiras, e também árvores de sombra para arbustos de café. A fruta é também usada como champô (xampu no Brasil) na Malásia, onde se acredita que ajuda no combate aos piolhos.
Na Indochina, o fruto aplica-se no tratamento da asma e disenteria. Para uso externo, o fruto é descascado, esmagado, misturado com sal e depois aplicado em fraturas de ossos. No Havaí, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extrair o pus. O extrato de fruta também pode regular a mesntruação ou dificuldades urinárias.
Nos EUA e Canadá, o Noni é anunciado como produto dietético.
Os fabricantes de seus produtos reivindicam que a xeronina (patenteado nos Estados Unidos sob o nº 4.543.212) é o princípio biológico ativo. Segundo o alegado descobridor desse princípio ativo, Ralphe Heinicke, este diz que a xeronina é "um novo alcalóide, útil em medicina, alimentação, e em campos industriais."; "A composição, caracterização, o modo de ação e a utilidade do novo alcalóide, a xeronina(isolado de um grande número de substâncias naturais), podem ser conseguidos por meio de determinadas técnicas e precauções."
No entanto, até ao ano de 2006, 20 anos após o primeiro anúncio da descoberta daxeronina, não foi lançado nenhum artigo numa publicação científica sobre este. A estrutura química do xeronina ainda hoje é desconhecida.
_______________________________________________________________________________

Rápido guia de cultivo

Germinação:

- Primeiramente, deve-se fazer uma escarificação na semente: lixe ou corte uma pequena área da superfície da semente, para que a água possa atingir o embrião interno e quebrar a dormência da semente. Pode-se também mergulhar as sementes em água quente (não fervente) por 5 dias.
- Disponha as sementes sobre uma mistura de solo que deve ser bem drenada e reter bastante água (use vermiculita na mistura do seu solo). Cubra as sementes com aprox. 1 cm desta mistura, mantenha sempre úmido e disponha o recipiente em um local ensolarado e quente (38˚C é o ideal). Proteja do vento e de chuvas fortes.
- As plantas jovens necessitam de fertilização ou de um solo rico em matéria orgânica. Após 9 a 12 meses após a germinação, estão prontas para serem transplantadas ao solo.

Solo, local e informações de cultivo:
  • Humidade: média-alta.
  • Temperatura: 10-30˚C. Não tolera geadas.
  • Luz: sol pleno, sol parcial.
  • Solo: qualquer substrato que retenha água, tenha boa drenagem e contenha bastante matéria orgânica é suficiente. Se seu substrato não tiver muita aeração, deve incluir areia, perlita, vermiculita ou turfa.
  • pH do solo: neutro a levemente básico
  • Irrigação: irrigue regularmente. Não deixe o solo secar por muitos dias.
  • Para ser plantada em exteriores. Exceto na fase inicial, onde deve ser plantada em vasos.
  • Sempre use vasos com furos para escoar a água excedente