quarta-feira, 25 de setembro de 2019

avelã amarelo


Ir para a navegaçãoIr para a pesquisa
Avelã amarela
Symplocos thwaitesii Cattai Creek.jpg
Avelã amarela em Cattai Creek , Austrália
Classificação científicaeditar
Reino:Plantae
Clade :Angiospermas
Clade :Eudicots
Clade :Asterids
Ordem:Ericales
Família:Symplocaceae
Gênero:Symplocos
Espécies:
S. thwaitesii
Nome binomial
Symplocos thwaitesii
Sinônimos
O Symplocos thwaitesii , ou o avelã amarelo , é umaárvore da floresta tropical que cresce no leste da Austrália . Visto em florestas tropicais temperadas tropicais, subtropicais e quentes, geralmente em voçorocas. Ocasionalmente, cresce em situações mais frias, como no Parque Nacional Monga .
A faixa de distribuição natural é de Orbost (37 ° S), no estado de Victoria , na costa leste de Nova Gales do Sul, até o Atherton Tableland (17 ° S), em Queensland tropical .

Descrição editar ]

Árvore de tamanho pequeno a médio, com até 30 metros de altura e 80 cm de diâmetro. Geralmente muito menor, particularmente em Nova Gales do Sul, onde é visto principalmente entre 6 e 12 metros de altura. Em Victoria , pode atingir 22 metros de altura, com um diâmetro de tronco de 57 cm.
O tronco é reto e cilíndrico, sem contrafortes ou estrias. A casca é bastante lisa; cor marrom escuro. Às vezes, com fileiras verticais de solavancos. Placas lascadas de casca e rachaduras verticais podem ser vistas em árvores maiores.

Folhas editar ]

Folhas alternadas, firmes, pesadas e dentadas, mas não dentadas na base. A serrilhação das folhas é mais evidente e mais espaçada que na avelã branca . As folhas coriáceas "chocalham" juntas quando um galho é sacudido. A forma da folha é elíptica ou lanceolada larga, de 12 a 18 cm de comprimento até uma ponta curta da folha.
A venação das folhas é facilmente percebida, principalmente na parte inferior. As veias líquidas não são claramente evidentes acima da folha, melhor visualizadas sob a folha. A nervura intermediária mais pálida é afundada na superfície da folha superior e elevada sob a folha. A haste da folha tem 10 a 15 mm de comprimento, achatada na parte superior e arredondada por baixo.

Flores e frutas editar ]

As flores brancas esverdeadas se formam nos racemos ; ocasionalmente as flores ficam preto-azuladas. A floração ocorre entre os meses de setembro a dezembro, embora essas árvores possam florescer em outros momentos, como entre maio e junho. As flores são relativamente grandes, com 9 a 15 mm de comprimento, dando origem a um nome comum alternativo de avelã com flores grandes . Outra característica distintiva é que as flores de avelã branca semelhante estão em panículas , não em racemos, como é o caso nesta espécie.
O fruto é uma drupa de 12 a 14 mm de comprimento, preto-arroxeado e em forma de ovo, com maturação de janeiro a março. As cinco sépalas persistem no fruto, mas não nas brácteas florais A fruta é comida pelo catbird verde . Sementes frescas devem ser usadas para regeneração, após a remoção do arilo .