domingo, 15 de setembro de 2019

Cattleya labiata

Cattleya labiata
Labiata.jpg
Cattleya labiata
Classificação científicaeditar
Reino:Plantae
Clade :Angiospermas
Clade :Monocots
Ordem:Asparagales
Família:Orchidaceae
Subfamília:Epidendroideae
Gênero:Cattleya
Subgênero:Cattleya subg. Cattleya
Seção:Seita Cattleya Cattleya
Espécies:
C. labiata
Nome binomial
Cattleya labiata
Cattleya labiata , também conhecida como cattleya carmesim ou cattleya de lábios rubi , é o tipo de espécie de Cattleya , descoberta em 1818 no Brasil.
Esta planta cresce na região nordeste do Brasil, nos estados de Pernambuco e Alagoas . Eles crescem em tamanhos diferentes, dependendo da área de onde se originam. As que crescem em Pernambuco são menores, com flores pequenas, mas coloridas, sendo a maioria lilás. A parte interior da flor é uma cor lilás escura. As plantas de Alagoas são maiores e têm flores maiores. Algumas variedades, como Cattleya labiata var. semialba, tem grandes flores brancas com um toque de amarelo. Existe outra variedade de semialba, com lilás na parte inferior da flor. Esta planta é uma epífita, crescendo em árvores, onde a luz é abundante. No entanto, também existem muitos outros lugares onde essa planta pode crescer, como diretamente sobre rochas com muito pouco solo.
A planta em si é uma Cattleya unifoliada de tamanho médio (labiado) , com um rizoma de tamanho médio A planta tem folhas longas, com uma consistência dura ( coriácea ) devido à aridez no dossel das árvores, devido a uma curta estação seca. Para necessidades de água, a planta possui um pseudobulbo sob cada folha para armazenar água e substâncias nutritivas durante a curta estação seca. Na estação chuvosa, novas folhas crescem rapidamente, produzindo uma grande inflorescência florida. As flores são de cor branca ou lavanda, com uma mancha mais escura no lábio . A polinização é realizada por insetos, geralmente por uma abelha euglossina coletora de perfumeO resultado é uma cápsula com um número muito grande de sementes (10.000 a 20.000). citação necessária ]
número cromossômico diplóide de C. labiata foi determinado como 2 n  = 40, 41 e 46. O número cromossômico haploide de C. labiata foi determinado como n  = 21 e 21.