Orquídea fantasma | |
---|---|
Classificação científica | |
Reino: | Plantae |
Clade : | Angiospermas |
Clade : | Monocots |
Ordem: | Asparagales |
Família: | Orchidaceae |
Subfamília: | Epidendroideae |
Gênero: | Dendrophylax |
Espécies: |
D. lindenii
|
Nome binomial | |
Dendrophylax lindenii | |
Sinônimos [1] [2] | |
|
Dendrophylax lindenii , a orquídea fantasma (um nome comum também usado para Epipogium aphyllum ) é uma epífita perenedafamíliadas orquídeas ( Orchidaceae ). É nativo da Flórida e Cuba . [1] [3] Outros nomes comuns incluem polly de palma e orquídea de sapo branco .
Nome [ editar ]
O epíteto específico "lindenii" é derivado de seu descobridor, o colecionador de plantas belga Jean Jules Linden, que viu essa orquídea pela primeira vez em Cuba em 1844. Muito mais tarde, também foi descoberta nos Everglades, na Flórida .
Biologia [ editar ]
Dendrophylax lindenii é um epífito sem folhas da tribo Vandeae , na subfamília Epidendroideae . A planta consiste principalmente de uma rede de raízes fotossintéticas em um tronco de árvore. Seu habitat é uma floresta úmida e pantanosa no sudoeste da Flórida e ilhas do Caribe, como Cuba .
Esta orquídea é excepcional entre as monocotiledôneas , pois consiste em um caule muito reduzido e suas folhas foram reduzidas a escamas. As raízes verdes planas e em forma de cordão constituem a maior parte da planta madura. Eles possuem "marcas de rastreamento" brancas distintas, para as quais o termo técnico é pneumatodes , que se acredita funcionar parcialmente como estômatos , permitindo que as raízes fotossintéticas realizem as trocas gasosas necessárias para a respiração e a fotossíntese. Os cloroplastos nessas raízes achatadas realizam quase toda a fotossíntese da planta . Sua camada externa é um exemplo do velame típico da maioriaorquídeas epífitas . Suas funções incluem a absorção de nutrientes e água e a admissão de luz para a fotossíntese.
A espécie está ameaçada de extinção na natureza, e o cultivo se mostrou excepcionalmente difícil, mas enquanto a maioria das tentativas de plantar mudas em plantas adultas em cultura estéril termina em fracasso, alguns orquidófilos conseguiram de fato. [4] Esta orquídea está listada no Apêndice II da CITES e é totalmente protegida pelas leis do estado da Flórida, que proíbem sua remoção da natureza. As plantas coletadas na natureza geralmente não sobrevivem à remoção de seu habitat e morrem dentro de um ano. Na natureza, o Dendrophylax lindenii normalmente cresce no tronco central ou nos grandes galhos principais das árvores vivas. Parece preferir árvores de Annona glabra (maçã-da-lagoa) ou, ocasionalmente, Fraxinus carolinianaárvores (cinzas pop). Tende a fixar-se a uma árvore aproximadamente ao nível dos olhos ou alguns metros mais alto.
Dendrophylax lindenii floresce entre junho e agosto, produzindo uma a dez flores perfumadas que abrem uma de cada vez. As flores são brancas, com 3 a 4 cm de largura e 7 a 9 cm de comprimento. Eles são suportados por picos decorrentes da rede raiz. Sua fragrância mais intensa é no início da manhã, o perfume frutado, semelhante a uma maçã. [5] A pétala inferior, o labelo , tem duas gavinhas longas e laterais que se torcem levemente para baixo, parecendo as patas traseiras de um sapo saltador. Suas brácteas são assustadoras - finas e parecidas com papel. As raízes desta orquídea estão tão bem camufladas na árvore que a flor parece flutuar no ar, daí o nome de "orquídea fantasma".
Origem e afinidades [ editar ]
O gênero Dendrophylax é um parente distante do gênero Angraecum da África e do Oceano Índico ; na época da origem da família Orchidaceae , o Oceano Atlântico ainda estava em partes um estreito , permitindo que seus ancestrais comuns se estabelecessem em regiões Gondwananas agora amplamente separadas . [6]
A traça de esfinge de figo, Pachylia ficus e a traça de esfinge de papaia , Dolba hyloeus , são os únicos insetos conhecidos por terem co-evoluído com Dendrophylax para realizar a polinização necessária . [7] Apesar das especulações anteriores sobre a traça gigante da esfinge, Cocytius antaeus , nenhum outro polinizador em sua região possui probóscide de comprimento adequado para acessar o néctar no esporão extremamente longo de Dendrophylax, enquanto ainda serve como polinizador eficaz. Nesse aspecto, a coevolução planta-polinizador desses novos paísesas mariposas e a orquídea são um exemplo de convergência com a orquídea malgaxe do mundo antigo Angraecum sesquipedale , que levou Charles Darwin a prever que seria encontrada uma espécie de mariposa de língua longa para fertilizá-la. Anos depois, a mariposa responsável foi descoberta: a mariposa de Morgan, Xanthopan morganii .
Cultivo [ editar ]
As plantas podem ser cultivadas com sucesso em um ambiente semelhante a um terrário, montadas com raiz nua em um material de madeira não tratado resistente à deterioração, com a madeira colocada horizontalmente em cima de uma cama de musgo esfagno vivo, pois as plantas requerem alta umidade e ar estagnado, ou, em um caso ou estufa de Wardian que se aproxime dessas condições. As plantas não devem polinizar e plantar sementes, a menos que a planta seja muito grande, com pelo menos 10 polegadas de diâmetro, pois plantas sem biomassa suficiente transferirão todas as suas reservas armazenadas para formar uma vagem de sementes muito grande e, então, se comportarão como um anual e morrer após o conjunto das sementes. Essas plantas devem receber fertilizante com 1/4 de força em fontes de água destilada ou com baixo teor de sal semanalmente.
As plantas são intolerantes à água com altos níveis de sais dissolvidos; isso resultará no desaparecimento das raízes pelas dicas. A exposição contínua à água da torneira clorada geralmente mata essas plantas, com as pontas das raízes amarelando e morrendo rapidamente de volta ao caule reduzido. É normal que as plantas consumam e deifiquem periodicamenteraízes mais velhas, mas esse processo não as amarela, elas simplesmente murcham e ficam cinzas, depois dehisce completamente. Plantas saudáveis exibem vigorosas pontas das raízes de verde limão que estão em um estado ativo de crescimento. As pontas das raízes da planta crescerão continuamente, desde que recebam luz brilhante e fertilização e rega regulares, com apenas um curto período de descanso no final do outono / início do inverno. A água nunca deve permanecer em pé nas raízes nem qualquer parte das raízes da planta deve ser imersa em água parada por um período significativo de tempo. A chave para fazer com que essas plantas cresçam rapidamente é manter as raízes úmidas continuamente quando são pequenas, sem água parada nas raízes e fertilização regular. Quando as plantas são pequenas e suas raízes secam, essas plantas deixam de crescer consideravelmente. Eles gostam de ser mantidos úmidos, mas não úmidos, para estimular o aumento da biomassa e o crescimento ativo das raízes quando pequenos. As raízes dessas plantas também tendem a produzir novas plântulas de maneira semelhante à estrela do mar a partir de raízes quebradas ou danificadas ou de raízes que cresceram mais de 30 cm, um hábito de crescimento compartilhado com outros membros do gênero.Dendrophylax .
Embora as plantas no habitat ocasionalmente sofram geadas leves com alguns danos nas pontas das raízes, em regra, as plantas nunca devem ser submetidas a temperaturas congelantes. Temperaturas congelantes, exceto por períodos muito curtos, matarão essas plantas no cultivo. A floração é desencadeada sujeitando as plantas a um período de descanso fresco e seco, com neblina muito leve a cada poucas semanas e diminuindo a umidade no ambiente de crescimento por um período de vários meses no final do outono e início do inverno, quando as plantas são grandes suficiente para apoiar a floração, geralmente com uma massa de raiz de 7 a 8 polegadas de diâmetro.
As flores recém-formadas aparecerão no caule altamente reduzido no centro da massa das raízes e são difíceis de distinguir das raízes aéreas até que a flor comece a se desenvolver. Quando um novo crescimento for aparente após o período de descanso das plantas, retome a rega normal. As plantas grandes e com vagens fixas devem receber fertilização mais frequente e devem ser limitadas a apenas uma vagem por planta, removendo todos, exceto um vagem imaturo. Ao tentar produzir vagens de uma dessas plantas, se a planta tiver várias flores, todas elas deverão ser polinizadas à mão com políniasde uma planta diferente, se disponível, e apenas uma vagem de sementes pode permanecer em cada planta, pois nem todas as flores podem ser polinizadas com sucesso. Quando maduro, o casulo contém milhares de sementes microscópicas semelhantes a poeira.
No habitat, a polinização bem-sucedida dessa espécie parece ser um evento pouco frequente, mas não raro. As plantas também florescem irregularmente no habitat, e alguns anos nem florescem. [8]
Na cultura popular [ editar ]
A planta desempenha um papel fundamental no livro de não ficção The Orchid Thief , de Susan Orlean , e no filme baseado no livro, Adaptação. A orquídea fantasma do Blair Audubon Corkscrew Swamp Sanctuary também inspirou o romance de ficção, Ghost Orchid de DK Christi.