quarta-feira, 25 de setembro de 2019

fuinque


Ir para a navegaçãoIr para a pesquisa
Lomatia ferruginea
Lomatia ferruginea-hojas-haz.JPG
Classificação científicaeditar
Reino:Plantae
Clade :Angiospermas
Clade :Eudicots
Ordem:Proteales
Família:Proteaceae
Gênero:Lomatia
Espécies:
L. ferruginea
Nome binomial
Lomatia ferruginea
Cav. ) R.Br.
Lomatia ferruginea , vulgarmente conhecida como fuinque , é uma pequenaárvore perene da família Proteaceae .
É nativo do sul da Argentina e Chile , a região da Patagônia na América do Sul . No Chile, cresce da província de Curicó para Magallanes (35 a 49 °). Pode ser encontrada principalmente em solos profundos e úmidos.

Descrição editar ]

Lomatia ferruginea cresce até 6 metros (20 pés) de altura. É sempre - verde , com poucos galhos, os brotos recém-cobertos de pelos marrom-avermelhados. Folhas compostas, bipinadas, opostas e pecioladas semelhantes a samambaias , com 13 a 14 cm de comprimento e 8 a 10 cm de largura, verde acima e marrom avermelhado abaixo.
As flores são hermafroditas e pediceladas, com 2 cm de comprimento, em racemos mais curtos que as folhas, compostas por 14 a 16 flores opostas, em botão amarelo-acinzentado, cada flor é formada por 4 tepals ovais lanceolados bicolor, marrom avermelhado com verde ápice, depois diluído e novamente largo no ápice côncavo de 1,5 cm de comprimento, com anteras sésseis no ápice côncavo das pétalas , estilo longo estigma volumoso e oblíquo vermelho .
A fruta é um folículo amadeirado marrom escuro , de 3,5 a 4,0 cm de largura e 1 cm de comprimento, composto por duas válvulas , pedicelato fino, como um pedúnculo para baixo, prolongado para cima no estilo, com muitas sementes imbricadas, aladas e truncadas no ponta, 1,5 cm de largura e 0,5 mm.

Taxonomia editar ]

Antonio José Cavanilles descreveu a espécie. O nome do gênero Lomatia vem dos lomas gregos , por causa da borda da semente, e ferruginea do latim, que significa ferroso ou enferrujado, referindo-se à cor marrom avermelhada em novos brotos.

Cultivo e usos editar ]

Ilustração de 1907, revista botânica de Curtis
A madeira tem marcas bonitas e é muito usada em carpintaria. É altamente valorizado como uma árvore ornamental no Chile. Foi plantado na Escócia .