quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Metrosideros umbellata


Ir para a navegaçãoIr para a pesquisa
Southern rātā
Rata-tree.jpg
Rātā do sul perto da geleira Franz Josef
Classificação científicaeditar
Reino:Plantae
Clade :Angiospermas
Clade :Eudicots
Clade :Rosids
Ordem:Myrtales
Família:Myrtaceae
Gênero:Metrosideros
Espécies:
M. umbellata
Nome binomial
Metrosideros umbellata
Metrosideros umbellata distribution.png
Distribuição de M. umbellata na Nova Zelândia continental. Ilhas Auckland não mostradas.
Sinônimos
Metrosideros lucida (G. Forst) A. Rich [1]
Metrosideros umbellata , o sul do rātā , é uma árvore endêmica da Nova Zelândia . Cresce até 15 metros (49 pés) ou mais de altura com um tronco de até 1 metro (3 pés 3 in) ou mais de diâmetro. Produz massas de flores vermelhas no verão. Ao contrário de seu parente, rātā do norte , esta espécie raramente cresce como epífita .

Descrição editar ]

As flores do sul do rātā são escarlates, com estames de cerca de 2 centímetros de comprimento. Flores brancas ou amarelas também são conhecidas. A floração geralmente ocorre entre dezembro e fevereiro, mas isso depende das condições locais. As folhas têm entre 3 cm e 1,2 cm de comprimento e são pontiagudas. A madeira é dura, densa e muito forte. A casca é áspera e escamosa e fornece um estrato ideal para as raízes das plantas epífitas, como Astelia espécies e banksii Freycinetia (Kiekie). Southern rātā é uma importante fonte de mel na costa oeste da ilha sul. Kākā , tui e bellbirds visitam o rātā para aproveitar o abundante néctar.
Rātā do sul crescendo em seus limites sul nas Ilhas Auckland a 50 ° S

Distribuição editar ]

Prefere regiões mais frias com altas chuvas e é particularmente comum ao longo da costa oeste da Ilha Sul, onde seu néctar é a principal fonte de um mel rātā produzido localmente. O rātā do sul é o mais difundido das espécies de árvores rātā da Nova Zelândia. Está presente localmente na Ilha Norte a partir de latitude 36 ° ao sul, é mais comum nas partes ocidentais da Ilha Sul, mas ausente em grande parte do leste, e é comum na Ilha Stewart (47 ° S) e nas Ilhas Auckland , onde atinge seu limite sul a pouco mais de 50 ° S.

Conservação editar ]

Embora o sul do rātā não seja considerado ameaçado, é bastante incomum na Ilha Norte e, em certas áreas, é ameaçado pela busca por gambás. Na faixa de Tararua, as populações do sul do rātā parecem ter sido substituídas por uma população composta por híbridos entre o norte e o sul do rātā.
O Projeto Carmesim é um fundo de caridade que promove a conservação de rātā, bem como dos pōhutukawa relacionados .

Cultivo editar ]

O sul do rātā é um belo exemplar, mas o crescimento pode ser lento, a menos que seja cultivado em condições ideais com solo úmido. É facilmente cultivada a partir de sementes frescas. Embora seja possível cultivar a árvore a partir de estacas de madeira macia ou semi-folhosa, elas geralmente se mostram relutantes em encontrar raízes. É ideal para ambientes costeiros porque tem uma boa resistência ao vento e ao sal. [2]
Pelo menos 16 cultivares do sul do rātā foram liberadas. [3] Também existem cultivares conhecidas de híbridos entre o sul do rātā e pōhutukawa e entre o norte do rātā e o sul do rātā. [4] As cultivares conhecidas incluem:
Nome do cultivarAno de introduçãoCor da florApresentado porNotas
M. umbellata 'Alba' [3]meados dos anos 80Branco / cremeDenis HughesAs folhas são um verde-limão mais pálido que as plantas comuns. Originado de Soaker Hill, no Catlins , no sul de Otago .
M. umbellata 'Sonho de Natal' [3]Final da década de 1970VermelhoDenis HughesOriginado do Lago Manapouri .
M. umbellata 'Denniston Yellow' [3]1995Amarelo enxofreDeane KeirOriginado do platô de Denniston .
M. umbellata 'Bola de Fogo' [3]1993Carmesim brilhanteDeane KeirOriginado do Stockton Plateau, em um local chamado Burning Mine.
M. umbellata 'Firecracker' [3]1995Vermelho escuroJeff ElliottOriginário da entrada de Whanganui, North-West Nelson.
M. umbellata 'Baliza de Ouro' [3]-Amarelo enxofreLes ClevelandOriginado do desfiladeiro de Otira .
M. umbellata 'Pepita de ouro' [3]1992VermelhoJoe CartmanNovas folhas douradas com margens finas de folhas vermelhas. Originário de filmagem lateral de M. umbellata 'Harlequin'. Também vendido como M. umbellata 'Lownug'.
M. umbellata 'Arlequim' [3]md-1980sVermelhoJoe CartmanCultivar variegada com margens de folhas amarelas. Originado de Nugget Point .
M. umbellata «Kaká» [3]final dos anos 90RosaDenis HughesOriginário de Kaka Point , Otago .
M. umbellata 'Moonlight' [3]2001VermelhoPattersons NurseriesCultivar variegado reverso. Originário de filmagem lateral de M. umbellata 'Gold Nugget'. Também vendido como M. umbellata 'Lowmoo'.
M. umbellata 'Mt Augustus' [3]Final da década de 1970VermelhoLouise SalmondOriginado do Stockton Plateau em um lugar chamado Mt Augustus.
M. umbellata 'Red Tips' [3]Meados dos anos 90VermelhoLes ClevelandNovas folhas têm uma ponta vermelha. Originado de uma ilha no lago Wanaka .
M. umbellata 'São Nicolau' [3]Final da década de 1970VermelhoDenis HughesOriginado do Lago Manapouri .
M. umbellata 'Scarlet Beacon' [3]2002VermelhoLes Cleveland-
M. umbellata 'Baliza de Prata' [3]Meados dos anos 90VermelhoLes ClevelandFolhas novas têm uma ponta prateada. Originado de uma ilha no lago Wanaka .
M. umbellata 'Híbrido de Pardal' [3]1994VermelhoMr SparrowNascido nas margens do rio Avon, em Christchurch , entre as ruas Madras e Manchester. Material de origem fornecido pelo Sr. Sparrow, um cliente do berçário. Apesar do nome, esta cultivar não é um híbrido.
¤ Metrosideros 'Cleveland Red' [4]final dos anos 90Escarlate [5]Les ClevelandHíbrido interespecífico deliberado.
¤ Metrosideros 'Maungapiko' [4]1985Carmesim brilhanteGraeme PlattOriginado de Maungapiko Track, Great Barreira Island .
¤ 'Beleza Rústica' de Metrosideros [4]1985-Les ClevelandHíbrido interespecífico deliberado.
∞ Chama Sentinela de Metrosideros [4]2007Vermelho brilhante [6]Berçário Graeme Platt / Terra vibranteOriginário de Great Barrier Island ou North-West Nelson .
∞ Híbrido de rātā do sul e rātā do norte
¤ Híbrido de rātā do sul e pōhutukawa