Miltoniopsis , a Pansy Orchid, é apropriadamente chamada: as flores parecem um grande pansy. O labelo da flor , ou lábio, geralmente possui um padrão atraente de linhas. Muitas vezes são confundidas com as orquídeas Miltonia relacionadas (e similares) , e muitas pessoas usam os dois nomes de gênero de forma intercambiável por acidente. Ambos estão na aliança Oncidium , e os dois gêneros são ocasionalmente hibridizados para produzir uma Milmiltonia . Essas orquídeas são originárias da América do Sul; existem seis espécies, da Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá e Venezuela. Uma diferença de Miltonia s é que há apenas uma folha por pseudobulbo .
As orquídeas Miltoniopsis não gostam de secar; regar essas orquídeas à medida que se aproximam da secura. Use uma mistura de envasamento que retenha uma quantidade razoável de água, como o musgo esfagno da Nova Zelândia , casca de abeto de grau fino ou lã de rocha. Se as folhas novas estão se formando com rugas e pregas, você precisa de água mais (a menos que apodreceu as raízes fora por overwatering ! Unpot a planta para verificar, e repot sua orquídea , se as suas raízes são insalubres.)
As orquídeas Pansy gostam de temperaturas intermediárias, idealmente entre 21 e 26 ° C por dia (21 a 26 ° C), com uma queda de 10 a 15 ° à noite (6-8 ° C).
A iluminação baixa a intermediária é ideal; forneça de 1.000 a 2.000 pés de vela, como uma janela voltada para o leste ou oeste, ou uma janela voltada para o sul um pouco sombreada no hemisfério norte. A iluminação Phalaenposis funciona bem. O objetivo é impedir que a luz seja muito intensa e cause queimaduras, portanto fontes difusas, como luzes fluorescentes, funcionam bem.
A umidade deve ser alta, se possível, 50-70%.
As amostras podem crescer rapidamente, muitas vezes dobrando o número de flores por ano, se bem cuidadas.