segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Epidendrum compressum

Epidendrum compressum


Ir para a navegaçãoIr para a pesquisa
Epidendrum compressum
Epidendrum compressum 6.jpg
Classificação científicaeditar
Reino:Plantae
Clade :Angiospermas
Clade :Monocots
Ordem:Asparagales
Família:Orchidaceae
Subfamília:Epidendroideae
Gênero:Epidendrum
Subgênero:Epidendrum subg. Amphiglottium
Seção:Seita Epidendrum . Polycladia
Espécies:
E. compressum
Nome binomial
Epidendrum compressum
Griseb. (1864)
Sinônimos
Epidendrum compressum ("comprimido em uma árvore") é uma espécie de orquídea do gênero Epidendrum, proveniente de florestas montanhosas úmidas de Trinidad, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

História nomenclatural editar ]

Eduard Friedrich Poeppig e Stephan Endlicher publicaram a primeira descrição desta orquídea em 1836 e a chamaram Epidendrum laxum . No entanto, porque esse nome já havia sido usado por Olof Swartz em 1788 para descrever uma orquídea muito diferente, agora conhecida como Pleurothallis laxa , Epidendrum laxum Poepp. Endl. (1836) tornou-se um nome ilegítimo . Foi sob esse nome ilegítimo que Reichenbach , em 1861, classificou E. compressum em sua seção Polycladia [2] do subgênero Amphiglotium de Lindley [3].do gênero Epidendrum .
Em 1864, August Grisebach publicou uma descrição da espécie Epidendrum compressum , o binômio agora aceito por Kew. [4]

Descrição editar ]

Segundo Poeppig, [5] E. compressum cresce epifiticamente em florestas peruanas a leste da crista dos Andes e flores em fevereiro. planta simpodial produz caules com mais de 3 dm de altura, cada um dos quais raramente tem mais de três folhas agudas oblongas-lanceoladas. A panícula terminal multi-florida alongada cresce 3 dm de comprimento ou mais. As pequenas flores verdes pálidas têm sépalas lanceoladas quase iguais, eretas e com pontas agudas. Ao colocar " Epidendrum Laxum " em Amphiglotium , Reichenbach estava afirmando que a base (pelo menos) da inflorescência estava coberta por finas bainhas imbricadas.
Dodson e Bennett [6] descrevem uma E. compressum de Pasco , Peru , e afirmam que o perianto se segmenta como marrom, o lábio mais escuro que o resto. As sépalas são lanceoladas, as pétalas são lineares e o lábio é profundamente trilobado, com o lobo central curvado para trás e os lobos laterais curvados para dentro. A ilustração em Dodson e Bennett mostra uma haste única, ~ 0,5 dm de altura, com sete folhas e terminando em uma inflorescência de duas flores do mesmo comprimento. A inflorescência na ilustração carrega alguns rastos, mas emerge nua da parte foliar do caule e não é coberta por bainhas imbricadas.