Entre as espécies de cactos, a Disocactus flagelliformis, mais conhecida como cacto-rabo-de-rato, se destaca por ser muito ornamental e florífera. Atualmente é uma das espécies mais populares em cultivo pelo mundo inteiro.
Seus ramos nascem eretos e com o seu crescimento se tornam pendentes. São cilíndricos, verdes e recobertos de espinhos de cor cinza claro. Na primavera, suas flores nascem de cor rosa ou vermelha. Elas são duráveis e o período de florescimento pode durar até dois meses.
O cacto-rabo-de-rato é uma espécie perfeita para o plantio em cestas, jardineiras suspensas, arranjos de vasos e também em jardins verticais, Valorize o aspecto pendente da planta e não tenha medo de inovar em seu espaço!
Dicas para o cultivo
Para mantê-la saudável, use substrato bem drenável arenoso que retenha umidade. A dica é fazer uma receita intermediária de substratos próprios para cactos e suculentas. Irrigue espaçadamente, possibilitando que o substrato seque bem.
Essa espécie não tolera frio intenso e nem geadas, por isso, durante o inverno, coloque o cacto em uma área protegida e reduza as regas. Fertilize a sua planta durante o período de crescimento - antes e durante a floração.
Cuidado com as pragas!
Os cactos são suscetíveis a pragas como pulgões e cochonilhas, neste caso remova-os com inseticidas e coloque a planta em um lugar ventilado e iluminado. Para estimular novos crescimentos, remova os ramos descoloridos e velhos desde a base.